Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Dois candidatos presidenciais afegãos são empossados no cargo

O Presidente afegão, Ashraf Ghani, foi empossado hoje para um segundo mandato e o seu rival Abdullah Abdullah, que também reivindicou a vitória nas eleições presidenciais, organizou a sua própria cerimónia de posse em Cabul.

Dois candidatos presidenciais afegãos são empossados no cargo
Notícias ao Minuto

11:57 - 09/03/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Juro em nome de Deus obedecer e proteger a religião sagrada do Islão, respeitar e supervisionar a aplicação da constituição", disse Ashraf Ghani durante uma cerimónia na presença de vários diplomatas.

Ao mesmo tempo, em outra ala do palácio presidencial, o derrotado nas eleições presidenciais de setembro de 2019, Abdullah Abdullah, declarou-se como o próximo Presidente do Afeganistão, de acordo com imagens transmitidas por televisões afegãs.

Este episódio ocorre num momento crucial das negociações de paz entre os talibãs e os Estados Unidos, lançando o caos nas conversações de paz.

O enviado para a paz dos Estados Unidos, Zalmay Khalilzad, esteve em reuniões, separadas, com os dois rivais durante a manhã de hoje.

Os Estado Unidos assinaram, há menos de duas semanas, um acordo com os talibãs e o próximo passo nestas conversações seria os dois lados afegãos (rebeldes e Governo) sentarem-se para discutir um roteiro para o futuro do país.

Os lados buscam resolver questões espinhosas como os direitos das mulheres, a liberdade de expressão e o destino de dezenas de milhares de homens armados nos dois lados nesta guerra de 18 anos. Estas negociações foram marcadas para terça-feira, em Oslo.

Entretanto, os EUA disseram que a retirada das suas tropas do Afeganistão estará ligada ao compromisso assumido pelos talibãs contra o terrorismo e não ao sucesso das negociações entre estes rebeldes e o Governo afegão.

A comissão eleitoral do Afeganistão declarou o atual Presidente Ashraf Ghani como vencedor da votação de setembro.

O seu ex-parceiro no Governo de unidade nacional, Abdullah Abdullah, bem como a comissão de reclamações eleitorais, afirmaram que os resultados estão repletos de irregularidades. Assim, Ghani e Abdullah declararam-se os vencedores da corrida presidencial.

Os dois candidatos também são apoiados por "senhores da guerra", os quais têm interesse em se manterem próximos da Presidência, complicando as negociações para quebrar o impasse que está a ser conduzido em Khalilzad.

O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahed, em resposta às perguntas realizadas pela Associated Press (AP), disse no final do domingo que os talibãs ainda estavam comprometidos com o acordo, mas referiu que este impasse na eleição presidencial "não é bom para a nação afegã".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório