Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

CEDEAO cancela missão de peritos na Guiné-Bissau

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou hoje que a missão que devia chegar à Guiné-Bissau para ajudar a uma resolução do contencioso eleitoral, criado após a segunda volta das presidenciais, foi cancelada.

CEDEAO cancela missão de peritos na Guiné-Bissau
Notícias ao Minuto

22:45 - 08/03/20 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

Numa carta enviada ao ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Mamadu Serifo Jaquité, do Governo de Nuno Nabiam, o representante da CEDEAO em Bissau, embaixador Blaise Diplo-Djomand, refere que a missão foi anulada.

O Governo de Nuno Nabiam, nomeado primeiro-ministro pelo autoproclamado Presidente do país, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que a missão da CEDEAO não foi permitida e que a Ecomib vai cessar funções.

"À luz da nossa Constituição e do tratado da organização sub-regional - CEDEAO - esta missão não é bem-vinda e não permitiremos nenhuma delegação sem que antes tenha havido uma concertação prévia com o Governo liderado por Nuno Gomes Nabiam", refere, em comunicado, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Mamadu Serifo Jaquité.

Em causa está uma carta enviada pelo representante da CEDEAO em Bissau ao primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, a solicitar um encontro com a missão de peritos constitucionais da organização que chega segunda-feira ao país para ajudar a resolver o contencioso eleitoral em curso.

"Fica desde já explícito que, nas futuras missões da CEDEAO, tratando-se de matéria de contencioso eleitoral, não devem fazer parte técnicos da Costa do Marfim, tendo em conta a posição dúbia daquele país membro da CEDEAO em relação à situação atual na Guiné-Bissau", refere.

Na carta, o representante da CEDEAO em Bissau salienta também que a missão não incluía nenhum perito da Costa do Marfim, mas do Benim, Mali e Burkina-Faso.

No comunicado, o Governo de Nuno Nabiam salienta também que a missão da Ecomib, força de interposição da CEDEAO destacada no país, termina no final deste mês e que estão a ser tomadas "disposições" para que sejam acantonados, ficando os "órgãos de soberania a serem assegurados pelas forças de defesa e segurança" da Guiné-Bissau.

A Guiné-Bissau vive mais um momento de tensão política, depois de Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor das eleições presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições, ter tomado posse há mais de uma semana como Presidente do país, quando ainda decorre um recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça, apresentado pela candidatura de Domingos Simões Pereira, que alega graves irregularidades no processo.

Na sequência da tomada de posse, Umaro Sissoco Embaló demitiu Aristides Gomes, que lidera o Governo que saiu das legislativas e que tem a maioria no parlamento do país, e nomeou Nuno Nabian para o cargo.

Após estas decisões, os militares guineenses ocuparam e encerraram as instituições do Estado guineense, impedindo Aristides Gomes e o seu Governo de continuar em funções.

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Ciprinao Cassamá, que tinha tomado posse como Presidente interino, com base no artigo da Constituição que prevê que a segunda figura do Estado tome posse em caso de vacatura na chefia do Estado, renunciou no domingo ao cargo por razões de segurança, referindo que recebeu ameaças de morte.

Umaro Sissoco Embaló afirmou que não há nenhum golpe de Estado em curso no país e que não foi imposta nenhuma restrição aos direitos e liberdades dos cidadãos.

Mediadora da crise guineense, a CEDEAO voltou a ameaçar impor sanções a quem atente contra a ordem constitucional estabelecida na Guiné-Bissau e acusou os militares de se imiscuírem nos assuntos políticos.

As Nações Unidas, a União Europeia e a Comunidades dos Países de Língua Portuguesa apelaram ao diálogo e à resolução da crise política com base no cumprimento das leis e da Constituição do país.

O Conselho de Segurança também já ameaçou impor sanções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório