Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Ataques à bomba em Bagdad fazem 16 mortos e 39 feridos

Uma série de ataques na capital do Iraque e nos arredores de Bagdad mataram pelo menos 16 pessoas este fim de semana, tendo ferido pelo menos mais 39, de acordo com os relatos de médicos e oficiais de segurança, citados pela AFP.

Ataques à bomba em Bagdad fazem 16 mortos e 39 feridos
Notícias ao Minuto

12:05 - 08/12/13 por Lusa

Mundo Iraque

Os atentados à bomba, que ocorreram em pelo menos cinco zonas dentro e nos arredores de Bagdad, acontecem um dia depois de vários ataques terem morto 16 pessoas, nove das quais foram mortas a tiro em lojas que vendem álcool, na capital iraquiana.

Com estes últimos ataques, a contagem dos mortos nos primeiros oito dias deste mês já ultrapassou o número de vítimas em todo o mês de dezembro do ano passado, de acordo com os dados da AFP, baseados em fontes médicas e de segurança.

A violência no Iraque atingiu um nível semelhante ao de 2008, quando o país estava a recompor-se de um período brutal de mortes motivadas por diferenças religiosas.

A violência ressurgiu depois das forças de segurança terem atacado um campo de protesto dos sunitas árabes a norte de Bagdad, em abril, fazendo ressurgir os confrontos violentos que mataram dezenas de pessoas.

Os iraquianos sunitas, minoritários no país, queixam-se de discriminação por parte dos shiitas que estão no Governo, tendo promovido manifestações durante quase um ano.

Apesar de o Governo ter feito algumas concessões para 'acalmar' os sunitas, incluindo a libertação de prisioneiros e o aumento de salários dos opositores da Al-Qaeda, mas os ataques diários não mostram sinais de abrandamento, tendo a violência já vitimado quase 6300 pessoas desde o princípio do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório