Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia grega usa gás lacrimogéneo para travar migrantes na fronteira

As autoridades gregas lançaram hoje gás lacrimogéneo contra migrantes que tentavam derrubar uma cerca para atravessar a fronteira entre a Turquia e a Grécia, enquanto outros atiravam pedras à polícia, causando pelo menos dois feridos.

Polícia grega usa gás lacrimogéneo para travar migrantes na fronteira
Notícias ao Minuto

16:48 - 07/03/20 por Lusa

Mundo Migrações

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), pelo menos dois migrantes ficaram feridos no confronto com a polícia grega, depois de os agentes terem respondido com gás lacrimogéneo a uma tentativa de um grupo de jovens migrantes de derrubar uma cerca na fronteira entre a cidade turca de Edirne e a aldeia grega de Kastanies.

Os jovens amarraram cordas na cerca, na tentativa de a derrubar, enquanto gritavam "abram a fronteira" e "Allah é grande".

De acordo com a AP, um funcionário do Governo grego disse que os canhões de gás lacrimogéneo e de água foram usados para "fins de dissuasão".

As autoridades gregas disseram que frustraram mais de 38.000 tentativas de travessia de fronteira na semana passada e prenderam 268 pessoas, apenas 4% delas sírias.

Já hoje, foram relatadas pelas autoridades gregas mais 27 prisões, a maioria imigrantes provenientes do Afeganistão e do Paquistão.

A Grécia descreveu a situação como uma ameaça à sua segurança nacional e suspendeu os pedidos de asilo por um mês, dizendo que deportaria os recém-chegados sem proceder ao seu registo.

Vários migrantes relataram que foram espancados por autoridades gregas quando enterram no país, e que foram forçados a regressar à Turquia.

As autoridades turcas dizem que um imigrante foi morto no início desta semana por balas disparadas pela polícia grega ou guardas fronteiriços, acusação que a Grécia negou.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ordenou hoje à guarda costeira que impeça a travessia do Mar Egeu por migrantes e refugiados, anunciou o serviço da guarda costeira turca na rede social Twitter.

"Por ordem do Presidente (...) nenhuma autorização será dada aos migrantes para atravessar o Mar Egeu por causa dos perigos que isso implica", pode ler-se na publicação feita pela guarda costeira da Turquia, citada hoje pela agência France-Presse.

O Mar Egeu estende-se da Grécia até à Turquia e é umas das rotas de migração mais utilizadas.

De acordo com a publicação, a "abordagem de não intervir para impedir que os migrantes deixem a Turquia continua válida, exceto pelas vias marítimas, devido aos perigos" que a travessia representa.

A guarda costeira referiu também que salvou 97 migrantes em perigo na quinta-feira, e acusou as autoridades gregas de "esvaziarem três embarcações, deixando-as à deriva, meias afundadas".

Ancara e Atenas têm trocado acusações relativamente aos migrantes e refugiados.

Os turcos denunciam a brutalidade das autoridades da Grécia contra as pessoas que tentam chegar à Europa, e os gregos acusam a Turquia de pressionar e auxiliar o êxodo.

O Presidente turco vai estar na próxima semana em Bruxelas, anunciou o seu gabinete numa altura de tensão entre a Turquia e a União Europeia (UE) por causa dos migrantes e refugiados.

O comunicado divulgado hoje pelo gabinete de Erdogan refere apenas que o Presidente chegará a Bruxelas na próxima segunda-feira, não especificando onde estará durante a visita de dia e meio nem a natureza do trabalho que o leva à capital belga, onde se situa a sede da UE.

Nos últimos dias, a tensão entre Ancara e Bruxelas aumentou após a Turquia ter anunciado a abertura de fronteiras para deixar passar migrantes e refugiados para a UE, ameaçando falhar os compromissos assumidos com a Europa.

A UE e a Turquia celebraram em 2016 um acordo no âmbito do qual Ancara se comprometia a combater a passagem clandestina de migrantes para território europeu em troca de ajuda financeira.

Erdogan lembrou que a Turquia abriga mais de 3,5 milhões de refugiados sírios e anunciou que iria deixar de ser a guardiã da Europa.

As declarações foram veementes criticadas pelos chefes da diplomacia da UE, que lamentaram o "uso político de migrantes" e pediram a Ancara que não quebrasse os compromissos no acolhimento de refugiados.

A Grécia é o país que mais sente a pressão migratória nas suas fronteiras externas com a Turquia, um problema que afeta a Bulgária e o Chipre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório