Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: 21 casos em Portugal. Anunciadas novas medidas de combate

São 101.988 os infetados pelo novo coronavírus em todo o mundo. Há já 3.491 mortos. Em Portugal há um total de 21 casos confirmados.

AO MINUTO: 21 casos em Portugal. Anunciadas novas medidas de combate
Notícias ao Minuto

13:55 - 07/03/20 por Catarina Correia Rocha , Natacha Nunes Costa , Sara Gouveia e Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

O novo coronavírus continua a espalhar-se e um novo balanço, com dados atualizados este sábado de manhã, revela que o número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo Covid-19 aumentou para 101.988. Há já 3.491 mortos, avança a agência noticiosa France Press. 

Até ao momento, há registo de casos em mais de 90 países.

Em Portugal, os casos de infeção subiram hoje para 21, confirmou a Direção-Geral de Saúde (DGS), no início da noite deste sábado. Em comunicado, a DGS ainda dá conta, neste último balanço, de 224 casos suspeitos no país. 

No início do dia já tinham sido confirmados 15 casos positivos de Covid-19 no país, com a confirmação, dada pela RTP, da existência de mais duas mulheres infetadas que estão internadas no Hospital de São João, no Porto. Já no início da tarde, o número foi revisto em alta para 18 casos. 

O balanço da AFP mostra também que a China - à exceção dos territórios de Hong Kong e Macau - conta com 80.651 casos, dos quais 3.070 morreram.

Depois da China, os países mais afetados são a Coreia do Sul (6.767 casos, dos quais 483 são novos), Irão (5.823 casos, com 145 mortes), Itália (5.883 casos, 233 mortes) e Alemanha (684 casos, sem registo de casos mortais).

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto por cá e lá fora:

22h32 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enalteceu a forma "madura, tranquila e serena" como os portugueses estão a reagir ao coronavírus e elogiou os profissionais de saúde envolvidos no combate a este surto.

22h20 -  Facebook vai proibir anúncios de máscaras, de forma temporária, para prevenir aproveitamentos relacionados com as preocupações dos cidadãos sobre o novo coronavírus. A informação foi avançada pelo diretor de produtos da rede social, Rob Leathern.

22h16 - O primeiro-ministro, António Costa, garantiu, hoje, em declarações aos jornalistas no Porto, que Portugal está preparado para o surto de coronavírus e reiterou a confiança no Serviço Nacional de Saúde e nos seus profissionais.

22h01 - O Governo italiano vai proibir as entradas e saídas da Lombardia e de outras 11 províncias próximas como uma das novas medidas para limitar a disseminação do coronavírus, que já causou 233 mortes e 5.061 infetados em todo o país

As outras províncias que se tornaram "zona vermelha" são Modena, Parma, Piacenza, Reggio Emilia, Rimini, Pesaro, Urbino, Veneza, Pádua, Treviso, Asti e Alessandria.

21h07 - Marcelo Rebelo de Sousa visitou hoje o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, onde se "inteirou do estado de saúde dos doentes internados com Covid-19", adiantou uma nota divulgada no site oficial da Presidência da República. Ainda segundo o mesmo comunicado, o Presidente da República falou com os doentes em causa através "do exterior através do vidro do quarto de isolamento".

Mais tarde, em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado acrescentou que os 16 pacientes infetados com coronavírus estão com o "moral positivo", sublinhando uma "evolução positiva" destes pacientes.

20h45 - Numa conferência de imprensa, na noite deste sábado, a ministra da Saúde, Marta Temido, acompanhada pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou o encerramento de alguns estabelecimentos de ensino "como medida proativa, de precaução" para combater o surto de Covid-19 em Portugal. Bem como a suspensão de visitas a hospitais, lares e prisões na região Norte do país.

O risco da epidemia do Covid-19 em Portugal será reavaliado nas próximas horas e medidas anunciadas hoje pelo Governo poderão ser alargadas nos próximos dias, admitiu ainda a ministra da Saúde.

20h38 - O Centro Hospitalar de São João, no Porto, anunciou que irá avançar com a instalação de um hospital de campanha "para responder em exclusividade ao Covid-19"sem adiantar quando entrará em funcionamento e a capacidade do mesmo.

20h21 - O Instituto dos Registos e Notariado aconselha os cidadãos a recorrerem aos serviços na Internet e prevê encerrar balcões de atendimento ao público quando o número de funcionários for inferior a três, por causa do surto de Covid-19. Os serviços para tratar do Cartão do Cidadão "devem ser assegurados por trabalhador com luvas e máscara e o equipamento desinfetado imediatamente após recolha de dados biométricos" é outra das medidas previstas pelo IRN.

20h10 - O número de infetados por Covid-19 num cruzeiro no rio Nilo, no Egito, subiu para 45, estando a bordo mais de 150 turistas e tripulação local, que já estavam em quarentena, informaram hoje as autoridades.

20h06 -  Portugal regista 21 casos de infeção pelo coronavírus que causa a doença Covid-19, mais oito do que os contabilizados na sexta-feira, anunciou a DGS. O Ministério da Saúde marcou uma conferência de imprensa com Marta Temido e a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, para as 20h30. 

19h00 - O Instituto de Administração da Saúde da Madeira anunciou hoje ter sido validado um segundo caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) naquela região autónoma, após avaliação clínica e epidemiológica pelas autoridades de saúde.

18h50 - O número de mortos em França subiu para 16. Numa conferência de imprensa o diretor-geral da Saúde Francês, Jérôme Salomon, revelou que se tratam de 11 homens e cinco mulheres. De momento há 949 casos confirmados, 336 em 24 horas.

18h27 - As Maldivas registaram os primeiros dois casos de infetados com o Covid-19, com os resultados positivos dos testes feitos a dois funcionários de um hotel de luxo, disse hoje o governo daquele arquipélago. 

18h18 - Mais 36 pessoas morreram em Itália nas últimas 24 horas por causa do coronavírus, o que significa que o número total de mortes no país causadas pela doença já atingiu os 233, segundo dados oficiais divulgados hoje. O número de casos de infetados registados no país aumentou para 5.883 (um acréscimo de 1.247 novos).

18h10 - O Presidente da República adiantou hoje que reduziu "uma parte da agenda" a nível nacional por causa do surto de Covid-19, para evitar ajuntamentos de pessoas em recintos fechados, mas apontou que irá manter as viagens previstas

18h04 - O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho limitou as visitas aos doentes internados e o acompanhamento de utentes no serviço de urgência, devido à epidemia, anunciou hoje esta unidade hospitalar. Em comunicado, o centro hospitalar refere que tem em vigor, desde sexta-feira, "restrições a visitas e ao acompanhamento de utentes no serviço de urgência, como prevenção, contingência e contenção do coronavírus".

17h54 - O líder do Partido Democrático (PD) italiano e atual governador da região do Lácio, Nicola Zingaretti, está infetado pelo novo coronavírus, anunciou hoje o próprio nas redes sociais. "Os médicos disseram-me que testei positivo para o Covid-19. Estou bem mas devo permanecer em casa nos próximos dias. Daqui continuarei a fazer o trabalho que tenho de fazer. Coragem a todos", pode ler-se numa declaração do secretário nacional do PD na rede social Facebook, que acompanha um vídeo.

17h40 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pediu hoje que mais hospitais tenham meios para confirmar casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, que atualmente só existem em dois sítios no país inteiro - no Hospital de São João, no Porto, e no Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa. 

"Quanto mais tempo demorarmos a confirmar os casos positivos, mais as pessoas que estiveram em contacto com positivos permanecem em contacto com terceiros", disse à agência Lusa o presidente do SIM, Jorge Roque da Cunha.

17h12 - As autoridades iranianas anunciaram, durante esta tarde, que a epidemia matou mais 21 pessoas no Irão nas últimas 24 horas, elevando para 145 o balanço de vítimas mortais e para 5.823 o número de novos casos, mais 1.076 do que ontem. 

16h10 - Cabo Verde Airlines vai suspender temporariamente os voos para Washington, de 8 de março a 31 de maio, devido à procura de clientes significativamente reduzida, motivada por preocupações globais de saúde relacionadas ao novo coronavírus. De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os passageiros afetados pelos cancelamentos de voos serão agora contatados para acomodação e/ou outras alterações nas suas necessidades de viagem.

15h43 - O Governo angolano está a analisar os riscos económicos associados à epidemia de Covid-19, nomeadamente em termos de preço, produção e venda do petróleo, mas não vai rever para já o Orçamento Geral do Estado (OGE)

15h05 - Há mais três casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados em Portugal, avança a RTP, acrescentando que estes pacientes se encontram no Hospital de São João, no Porto. O número sobe assim para os 18 no nosso país.

14h39 - 21 passageiros do navio Grand Princess, retido ao largo de São Francisco, nos EUA, devido ao risco de propagação do novo coronavírus, viram as suas análises darem positivo para o Covid-19, revela a Sky News. A mesma publicação adianta que todos os 3500 passageiros e tripulantes a bordo da embarcação foram testados. Dos 21 casos positivos, 19 são tripulantes. 

14h36 - Escócia confirma mais cinco casos positivos de coronavírus no país. São já 16 no total.

14h32 - Número de infetados no Reino Unido sobe de 42 para para 206 em apenas 24 horas. O número foi divulgado, ao início da tarde este sábado, pelo ministério da Saúde do país.

14h07 - Uma deputada do Irão de 55 anos morreu hoje devido à epidemia de Covid-19, anunciou a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA, na sigla inglesa), que também reportou antes mortes de oito políticos ou líderes iranianos.

14h04 - Mais de meia centena de residentes de Macau na província chinesa de Hubei, centro do surto do coronavírus, regressaram este sábado, num voo fretado pelo Governo do território.

13h59 - Um hotel que funcionava como lugar de abrigo a chineses em quarentena colapsa e deixa dezenas de pessoas presas nos destroços. Pelo menos 16 pessoas já foram resgatadas, avança o People's Daily.

13h40 - O Banco Central Europeu (BCE) vai funcionar em regime de teletrabalho na segunda-feira, de forma a testar os planos de emergência preparados para enfrentar o surto do novo coronavírus, foi hoje conhecido.

13h20 - O número de mortes por coronavírus em França subiu para 11. Segundo o ministério da Saúde há, neste momento, 716 casos de Covid-19 confirmados no país.

13h06 - Papa cancela aparições públicas e anuncia transmissão online de missa de domingo para evitar que multidões se reúnam no Vaticano para o ver.  

12h40 - Pelo menos oito pessoas morreram devido à epidemia de Covid-19 em Espanha, com o número de casos confirmados naquele país a alcançar os 430, confirmou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

12h07 - O político italiano Nicola Zingaretti anunciou no Facebook, este sábado, que apanhou o novo coronavírus. "Os médicos disseram que as minhas análises deram positivo para o Covid-19. Estou bem, mas tenho de ficar em casa nos próximos dias. A partir daqui vou continuar a fazer o trabalho que há para fazer. Coragem para todos e até breve", disse o presidente da região da Lazio e secretário do Partido Democrata italiano num vídeo partilhado nas redes sociais.

11h44 - A Coreia do Sul também registou mais quatro mortes, elevando o número de mortos na sequência do novo coronavírus para 48.

11h41 - O Irão acaba de confirmar mais 21 mortos na sequência do novo coronavírus, elevando para 145 o número de vítimas mortais por Covid-19 no país.

11h30 - Malta confirma o primeiro caso de Covid-19 do país. Trata-se de uma menina de 12 anos, de nacionalidade italiana que vive com os pais em Malta. O ministro da Saúde do país, Chris Fearne, revelou que a criança e a família estiveram em Itália no fim de fevereiro e início de março, retornando a Malta via Roma. Desde a viagem de regresso que a família estava de quarentena. 

11h19 - Mais de 60 pessoas ficaram infetadas com Covid-19 durante um funeral em Espanha. Este é já o maior foco de contágio do vírus no país.

10h51 - número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo novo coronavirus aumentou para 101.988, dos quais morreram 3.491, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France Press, com dados atualizados às 09h00 deste sábado.

10h37 - Espanha revela o primeiro caso de Covid-19 numa prisão. De acordo com a agência de notícias Efe, trata-se de uma funcionária que trabalha no jardim de infância do estabelecimento prisional Madrid VI, em Aranjuez, que abriga 36 reclusas e os seus 39 filhos, que têm, no máximo, 3 anos.

10h33 - A Estrela dos LA LakersLeBron James, fez questão de clarificar que não vai participar em jogos da NBA que sejam disputados à porta fechada. Isto depois da principal liga de basquetebol do mundo ter admitido que alguns jogos possam se realizar à porta fechada. 

09h57 - De acordo com a RTP 1 há mais dois casos de coronavírus em Portugal. Tratam-se de duas mulheres que foram internadas no hospital de S. João, no Porto, e têm ligações a um outro doente que permanece internado na mesa unidade de saúde. Sobe assim para 15 o número de casos positivos e Portugal. 

09h03 - A proibição de dar beijos ou apertar a mão nos cumprimentos quotidianos em França é uma das medidas de higiene e segurança face ao Covid-19 mais difícil de adotar e leva a uma nova forma de interação social. Perante esta proibição tão insólita, a Lusa foi falar com France de Heere, formadora de etiqueta e boas maneiras à francesa. Leia a entrevista na íntegra aqui.

08h58 - A epidemia do novo coronavírus está a provocar nos Estados Unidos um efeito de compra compulsiva de grandes quantidades de gel de mãos e o alarmismo em torno da "especulação Purell", a marca mais usada.

08h55 - A Coreia do Sul registou, nas últimas 24 horas, 274 novos casos de infetados com coronavírus, totalizando mais de 6800. De acordo com o Mirror, um casal britânico que se mudou para este país asiático, em dezembro, para dar aulas de inglês não sai de casa há duas semanas, devido à ameaça do novo coronavírus.

08h35 - Se nas ruas, transportes públicos, ou no trabalho os alemães parecem tranquilos em relação à epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, os supermercados espelham o sentimento de ameaça já familiar. Os efeitos revelam-se nas prateleiras vazias e em produtos esgotados, com consequências no aumento das vendas, em cerca de 40%, na região de Berlim e Brandeburgo, onde os supermercados garantem estar preparados para cobrir as necessidades.

08h31 - Na China, o surto de Covid-19 ditou o encerramento das escolas e por isso as aulas por video-chamada são a nova normalidade do país. A Lusa falou com um professor de Braga que todos os dias dá português a alunos do outro lado do mundo. Leia a reportagem na íntegra aqui.

08h24 - No Reino Unido o número de infetados com Covid-19 subiu para 164 e as autoridades confirmaram a segunda morte relacionada com este novo vírus. A vítima mortal é um homem, de 80 anos, que estava internado no hospital da cidade de Milton Keynes desde o dia 3 de março, depois de ter regressado de um cruzeiro pelas Caraíbas.

08h20E menos de 24 horas, mais dois norte-americanos sucumbiram ao novo coronavírus, aumentando o número de vítimas mortais por Covid-19 nos EUA para 17. De acordo com os meios locais as vítimas estavam na casa dos 70 anos e moravam na Florida. Ambos tinham viajado para uma zona atingida pelo surto e pelo menos um tinha problemas de saúde.

07h30 - O comandante do navio-escola português Sagres, Maurício Camilo, admite que a tripulação está atenta aos riscos de contaminação com o Covid-19, mas descarta qualquer tipo de receio.

06h56 - O Fórum Económico Mundial decidiu adiar a sua edição latino-americana, prevista para abril em São Paulo, Brasil, devido à expansão do surto do novo coronavírus.

06h53 - Os Emirados Árabes Unidos registaram hoje 15 novos casos de novo coronavírus, totalizando agora 45 pessoas infetadas no país.

06h50 - O avião fretado pelo Governo de Macau para retirar 58 residentes na cidade chinesa de Wuhan, centro do surto do novo coronavírus, partiu hoje pelas 09h30 horas (01h30 horas em Lisboa).

06h18 - As exportações chinesas caíram nos dois primeiros meses do ano 15,9% , em relação ao período homologo do ano anterior, devido ao surto do Covid-19, foi hoje anunciado.

06h15 - As autoridades de saúde sul-coreanas anunciaram hoje 483 novos casos de contágio pelo novo coronavírus, elevando para 6.767 o total de infetados no país, onde já morreram 44 pessoas com a doença Covid-19.

06h11 - O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, falou na noite de sexta-feira ao país, num pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, declarando que "não há motivo para pânico" em relação ao novo coronavírus (Covid-19).

06h09 - A China registou hoje mais 28 mortes devido do Covid-19, elevando o número total de mortes para 3.070, informou a Comissão Nacional de Saúde do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório