Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Nova Deli marca nova data para execução de condenados por violação

Um tribunal de Nova Deli marcou hoje uma nova data, 20 de março, para a execução de quatro homens condenados à morte por violação em grupo de uma jovem em 2012, um crime que causou grande comoção na Índia.

Nova Deli marca nova data para execução de condenados por violação
Notícias ao Minuto

14:54 - 05/03/20 por Lusa

Mundo Violação

A execução, que já foi marcada quatro vezes, foi decidida depois de, teoricamente, os quatro acusados terem já esgotado todos os recursos legais de que dispunham para conseguir a comutação da pena.

Os quatro serão enforcados em 20 de março às 05:30, horário local (00:00 em Lisboa), indicou a ordem do juiz Dharmender Rana.

As execuções por enforcamento foram determinadas em 2017, mas adiadas devido aos vários recursos dos violadores.

A defesa dos quatro condenados conseguiu adiar a data das execuções nas três ocasiões anteriormente agendadas introduzindo os recursos para cada um dos condenados separadamente, e de cada vez que o tribunal estabelecia uma nova data para as execuções.

O advogado de um dos condenados, A.P.Singh, assegurou hoje, "entretanto, que existem medidas legais" para apelar.

Inicialmente, seis homens foram acusados de participar no crime, mas um foi libertado após uma breve detenção por ser menor de idade e outro cometeu suicídio antes do julgamento.

A jovem de 23 anos, estudante de fisioterapia, foi atacada num autocarro em dezembro de 2012, depois de ir ao cinema com um amigo.

Os atacantes violaram a estudante, infligiram-lhe ferimentos internos com uma barra de ferro, com a qual também espancaram o seu amigo.

A estudante e o amigo foram abandonados despidos à beira de uma estrada.

A jovem morreu, devido os graves ferimentos, duas semanas depois em Singapura, para onde foi transportada para receber atendimento especializado.

Dezenas de milhares de indianos saíram às ruas para protestar contra o ato bárbaro que a jovem sofreu.

A tragédia levou a uma revisão das leis sobre abuso sexual na Índia, mas que ainda não foi suficiente para travar as frequentes violações contra mulheres e raparigas naquele país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório