Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Alunos da Universidade de Cabo Verde com estágio na Escola Portuguesa

Alunos da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) vão passar a realizar estágios na Escola Portuguesa de Cabo Verde (EPCV), naquele que é um dos principais pontos de um protocolo assinado hoje entre as duas instituições. 

Alunos da Universidade de Cabo Verde com estágio na Escola Portuguesa
Notícias ao Minuto

18:58 - 04/03/20 por Lusa

Mundo Cabo Verde

O protocolo prevê a realização de ações conjuntas, nomeadamente o desenvolvimento de programas de ensino e formação, a partilha de informações e publicações, bem como o desenvolvimento conjunto de projetos e pesquisas.

O acordo de cooperação foi assinado, na cidade da Praia, pela diretora da Escola Portuguesa de Cabo Verde -- Centro de Ensino e da Língua Portuguesa, Maria Suzana Maximiano, e pela reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento.

Um dos principais pontos do acordo define que alunos da Uni-CV que terminam formação na vertente de ensino vão passar a realizar estágios na EPCV, conforme avançou a reitora da única universidade pública de Cabo Verde. 

Segundo a reitora, os acordos específicos com instituições que vão receber os seus professores vão permitir conhecer "um pouco mais" as necessidades e adequar as suas formações às necessidades do sistema de ensino do país. 

A Uni-CV tem estudantes distribuídos pelas diversas escolas secundárias do país em estágios e ainda capacita professores de todas as escolas secundárias do país e agora também para o básico e pré-escolar, explicou a professora.

As duas instituições de ensino vão ainda participar conjuntamente em iniciativas para divulgar as formações oferecidas pela Uni-CV, que vai igualmente capacitar quadros da escola portuguesa. 

"Oferecemos cursos em vários níveis, desde modulares a doutoramentos, e poderemos vir a colaborar com a escola também no preenchimento desse requisito que é a capacitação de quadros", perspetivou Judite Nascimento. 

A diretora da EPCV considerou o protocolo muito importante para a relação entre os dois países, que dão muito destaque à educação. 

"Estamos sempre disponíveis para colaborar com os parceiros da educação de Cabo Verde, neste caso com a universidade, que é um parceiro muito especial para nós", afirmou Maria Suzana Maximiano, para quem o acordo vai permitir tornar a educação de ambos os países mais próxima. 

Para o próximo ano letivo, a responsável informou que a EPCV vai começar a lecionar 6º, 8º e 10º anos, o que abre "bastantes possibilidades" de acolher professores não só do pré-escolar e do primeiro ciclo, mas também do segundo e terceiro ciclos e do secundário. 

Inaugurada em fevereiro de 2017 pelo primeiro-ministro português, António Costa, a Escola Portuguesa de Cabo Verde arrancou com as aulas em 14 de novembro do mesmo ano. 

Localizada na cidade da Praia, a EPCV abriu com duas turmas do pré-escolar e uma turma do 1.º e 2.º anos do primeiro ciclo, num total de 22 alunos, que vem aumentando ao longo dos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório