Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Mulher é sexto caso confirmado em Portugal, segundo em Lisboa

O número total de vítimas mortais do novo coronavírus supera os 3.100 e mais de 90 mil pessoas foram infetadas. Destas, cerca de 40 mil são casos ativos e cerca de 50 mil já recuperaram. Em Portugal há seis casos confirmados.

AO MINUTO: Mulher é sexto caso confirmado em Portugal, segundo em Lisboa

Numa altura em que se assiste ao abrandamento do surto viral no seu epicentro, no centro da China, o novo coronavírus atinge novas fases noutros países. Os mais preocupantes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são neste momento Itália - o país europeu mais afetado -, Coreia do Sul e Irão, onde os casos positivos de infeção se cifram na ordem dos milhares.

SARS-CoV-2, nomeado pela OMS como Covid-19, causar infeções respiratórias como pneumonia, já provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo cinco em Portugal.

Nesta altura, importa ainda sublinhar que mais de metade das pessoas infetadas - 50 mil casos - já recuperaram. 

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde confirmou esta quarta-feira seis casos de infeção, três identificados no Porto, um em Coimbra e dois em Lisboa. Um português, tripulante de um navio de cruzeiros está hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.

Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:

00h01 - O encerramento de escolas em 13 países, para impedir a expansão do Covid-19, interrompeu as aulas de 290,5 milhões de alunos em todo o mundo, um número sem precedentes, informou a UNESCO.

23h56 - O bastonário da Ordem dos Médicos disse em Viseu que "mais vale fazer as coisas por excesso que por defeito" no que diz respeito às medidas a tomar no combate ao novo coronavírus. "O cenário que neste momento temos é um cenário leve. (...) Agora, é fundamental que nós estejamos preparados para um cenário que eventualmente seja mais grave", considerou Miguel Guimarães.

23h44 - O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama recorreu às redes sociais para apelar ao "bom senso", numa altura em que o país regista onze mortes por Covid-19: "Deixem as máscaras para os profissionais de saúde. Vamos manter a calma, ouvir os especialistas e seguir a ciência".

23h20 - A Hungria e a Eslovénia confirmaram os primeiros casos de Covid-19, dois iranianos estudantes na Hungria e uma pessoa que regressava de Marrocos com passagem por Itália.

22h50 - As autoridades de Saúde de Valência estão a investigar se duas pessoas que morreram em fevereiro devido a pneumonia de origem desconhecida teriam a estirpe de coronavírus que causa do Covid-19, adiantou a conselheira de Saúde espanhola, Ana Barceló, citada pelo El País. Não foram avançados mais detalhes sobre estes dois casos.

A confirmar-se, estes casos serão semelhantes ao da primeira morte anunciada no país, na terça-feira. O paciente tinha morrido no dia 13 de fevereiro, mas só foi feita uma análise posteriormente, dado que só a 27 de fevereiro foi implementado pelas autoridades de Saúde que os casos de pneumonia de origem desconhecida deviam ser testados para o novo coronavírus.

Entretanto, o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, deixou as suas condolências às famílias das duas vítimas mortais já anunciadas, garantindo que as autoridades de Saúde "estão a trabalhar incansavelmente na deteção precoce e tratamento" do surto viral.

22h35 - Ataques xenófobos contra asiáticos por causa do surto viral. Depois da polícia britânica ter indicado que está à procura de quatro suspeitos de um ataque a um jovem asiático no centro de Londres, também o Brasil dá conta de um aumento significativo de xenofobia e o racismo contra a comunidade asiática no país.

Durante o dia de hoje, o diretor-geral da OMS classificou o ataque ao jovem em Londres como "terrível", apelando ao "fim da estigmatização e discriminação, numa altura em que a solidariedade e a compaixão devem ser primordiais".

22h15 - Fique com as atualizações dos países mais afetados, neste momento, fora da China:

  • Itália. É o país europeu com a situação mais grave, por causa da transmissão comunitária. Foram esta quarta-feira reportadas mais 28 mortes, elevando o número total para 107, e mais 587 casos de infeção. Há registo de 3.089 casos confirmados de infeção, 276 dos quais já recuperados.
  • Irão. Foram hoje anunciadas mais 15 mortes, cifrando-se o número total em 92, e mais 586 casos de infeção. Há registo de 2.922 casos positivos de infeção, 552 dos quais já recuperados.
  • Coreia do Sul. É o país mais preocupante fora da China, em termos de contágio. O número de fatalidades é menor do que os dois anteriores (foram hoje anunciadas mais 3 mortes, subindo o número total para 35), mas os números de infeção são superiores: foram reportados mais 435 casos, elevando o número total para 5.621, com apenas 41 recuperados.

22h10 - O Turismo de Portugal anunciou o cancelamento da sua participação presencial na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), tal como as estruturas regionais de turismo do continente, Açores e Madeira e de outras sete associações do setor.

22h03 - Embora tenha sido desaconselhado pela Organização Mundial de Saúde, as autoridades de São Tomé e Príncipe preparam-se para proibir entrada de cidadãos de países afetados pelo novo coronavírus.

21h37 - O presidente da Facebook, Mark Zuckerberg, indicou que a rede social deu dar à Organização Mundial de Saúde (OMS) a possibilidade de fazer publicidade grátis, numa tentativa de combater a desinformação relacionada com o novo coronavírus.

21h16 - Direção-geral de Saúde confirma sexto caso de infeção por Covid-19 em Portugal. Trata-se da primeira mulher com resultado positivo, é uma paciente identificada em Lisboa, com idade entre 40 e 49 anos, que esteve em Itália.

São agora seis casos confirmados, cinco homens e uma mulher. Três foram identificados no Porto, um Coimbra e dois em Lisboa.

Não há casos de contágio local, contam-se quatro casos importados (três de Itália e um de Espanha) e dois com ligação a doentes infetados. A incidência dos sintomas é febre, tosse, dores musculares, cefaleias e fraqueza muscular.

O número de casos suspeitos subiu para 117.

Pode consultar o relatório da DGS aqui: Relatório de Situação 2

21h05 - Chegou agora aqui? Eis alguns números globais. Nesta altura, há registo de 95.149 casos confirmados de infeção. Destes, 3.252 pessoas morreram, 40.462 continuam hospitalizadas e 51.435 recuperaram. 

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para esta quarta-feira, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

21h02 - O Governo brasileiro confirmou o terceiro caso positivo de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) no país, em São Paulo, acrescentando que aguarda os resultados da contra-análise de um possível quarto infetado.

20h59 - Toda a gente se está a adaptar à nova realidade imposta pelo temor do contágio. Até a rainha Isabel II, a fazer as suas obrigações públicas de luvas calçadas.

20h40 - Alguns pontos essenciais desta quarta-feira:

20h27 - A transferência da menina de quatro anos, em Madrid, depois de ser diagnosticada com o novo coronavírus. A criança foi infetada pelos pais, também casos positivos, depois de um deles ter viajado a Itália.

19h56 - A partir desta quarta-feira e até ao próximo dia 3 de abril, todos os jogos da Série A serão disputados à porta fechada, segundo um decreto aprovado hoje pelo Governo Italiano. De referir que Itália já registou, até agora, 107 vítimas mortais, sendo o país europeu mais afetado pela propagação do Covid-19.

Notícias ao MinutoEstádio San Paolo em Napóles© Reuters

19h50 - No mês de fevereiro, o surto de Covid-19 reduziu as exportações mundiais em 50 mil milhões de dólares. Os dados são de uma análise publicada hoje pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Só o Japão e os Estados Unidos perderam em vendas no exterior cerca de 5.200 milhões e 5.800 milhões de dólares, respetivamente.

19h23 - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, vai suspender as aulas por "ter poucas dezenas" de pessoas em isolamento social, depois de terem estado em contacto com o quinto infetado com coronavírus em Portugal.

"Vamos suspender a atividade letiva a partir de quinta-feira porque o número de pessoas que temos em isolamento social não nos permite continuar a manter a escola a funcionar. Não estão infetadas, atenção, estão apenas em isolamento social", adiantou o presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), João Rocha, onde está integrada esta escola.

19h11 - A estreia de '007: Sem tempo para morrer', novo filme da saga James Bond, foi adiada para novembro por causa da epidemia de Covid-19, anunciaram hoje os produtores.

18h20 - Um homem de 82 anos com doenças crónicas morreu em Biscaia, no País Basco, com o novo coronavírus, sendo a segunda vítima mortal em Espanha, depois do falecimento na quarta-feira de um outro homem na Comunidade Valenciana.

18h13 - O Comité Olímpico Internacional (COI) revelou que não pediu "nem o cancelamento nem o adiamento" dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 em função do surto de covid-19, reiterando o seu compromisso no "êxito" da competição.

18h10 - A Liga dos Bombeiros Portugueses pediu, esta quarta-feira, uma reunião "com caráter de urgência" à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e INEM para a definição de uma resposta a uma eventual situação de emergência devido ao novo coronavírus.

17h36 - A ministra italiana da Educação, Lucia Azzolina, confirmou esta quarta-feira que as escolas e universidades vão encerrar a partir de amanhã e até dia 15 de março devido ao surto de Covid-19. A confirmação surge horas depois de ter sido anunciado que a medida estava a ser equacionada.

De acordo com o último balanço das autoridades italianas, nas últimas 24 horas morreram 28 pessoas devido ao surto do novo coronavírus em Itália. O Corriere della Sera avança que há um total de 107 mortos e 3.089 infetados no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório