Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

EUA. Michael Bloomberg desiste das primárias e apoia Joe Biden

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo multimilionário, que vai agora apoiar Joe Biden.

EUA. Michael Bloomberg desiste das primárias e apoia Joe Biden

O multimilionário Michael Bloomberg anunciou, esta quarta-feira, que desistiu da candidatura às primárias democratas, colocando assim um ponto final na corrida às presidências norte-americanas. Bloomberg vai agora apoiar o candidato Joe Biden.

"Há três meses entrei na corrida [às presidenciais] para derrotar Donald Trump", disse Bloomberg, num post publicado na rede social Twitter. "Hoje, saio da corrida pela mesma razão: para derrotar Donald Trump - porque para mim é claro que continuar nesta situação tornaria mais difícil alcançar esse objetivo", sublinhou.  

Ao anunciar a desistência, Bloomberg aproveitou para declarar apoio ao, até então, rival Joe Biden: "Sempre acreditei que derrotar Trump começa por nos unirmos à volta do candidato com mais hipóteses. Após as votações de ontem [terça-feira], é claro que esse candidato é o meu amigo e grande americano Joe Biden", disse Bloomberg.

Joe Biden venceu as primárias democratas nos EUA em pelo menos nove estados na 'super terça-feira', enquanto o senador Bernie Sanders conquistou quatro, incluindo a Califórnia, de acordo com dados preliminares avançados pelos 'media' norte-americanos.

A chamada 'super terça-feira' é uma megajornada eleitoral para eleger mais de um terço dos 3.979 delegados, com o objetivo de escolher o candidato democrata nas eleições presidenciais de 3 de novembro.

Michael Bloomberg gastou mais de 400 milhões de euros da sua fortuna pessoal na campanha eleitoral, mas reconheceu que o seu esforço não permitiu passar a sua "mensagem política".

Michael Bloomberg chegou tarde às primárias democratas, abdicando de participar nas primeiras eleições e entrando nos boletins de voto apenas nesta "superterça-feira", com um programa eleitoral próximo das ideias de Joe Biden.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório