Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Biden estende domínio no sul, Bernie vence Colorado e Vermont

Joe Biden estendeu o domínio no sul do país ao vencer as primárias do Partido Democrata nos estados de Oklahoma, Tennessee, Alabama, Virgínia e Carolina do Norte, enquanto Bernie Sanders venceu no Colorado e Vermont, indicam dados preliminares.

Biden estende domínio no sul, Bernie vence Colorado e Vermont
Notícias ao Minuto

06:24 - 04/03/20 por Lusa

Mundo EUA/Eleições

O ex-vice-Presidente norte-americano Joe Biden vai à frente, numa altura em que já encerraram as urnas em 12 dos 14 estados que votaram na chamada "super terça-feira", uma megajornada eleitoral para eleger mais de um terço dos 3.979 delegados, que vão escolher candidato democrata nas eleições presidenciais de 03 de novembro próximo.

Biden deixou claro o domínio no sul do país, impulsionado pelo forte apoio dos eleitores afro-americanos, que também lhe deram a vitória no sábado no estado da Carolina do Sul.

Os cinco estados que Biden conquistou, na terça-feira, distribuíram um total de 362 delegados, que escolher o candidato do partido na convenção democrata.

Por outro lado, o Senador Bernie Sanders venceu nos estados do Colorado e do Vermont com 83 delegados.

Os resultados nos estados do Texas e do Massachusetts, o segundo e o quinto com maior número de delegados (228 e 91 delegados, respetivamente), ainda não estavam definidos, na altura em que as urnas fecharam, assim como no Arkansas, Minnesota e Maine.

As assembleias de voto de Utah e Califórnia ainda estão abertas.

Para a "super terça-feira", as sondagens indicavam que Bernie Sanders era o candidato mais bem posicionado para vencer os estados com maior número de delegados: Califórnia e Texas.

Sanders chegou à "super terça-feira" com uma ligeira vantagem nos delegados sobre Biden (60 contra 54) após a votação nos quatro primeiros estados: Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul.

Antes da "super terça-feira", alguns dos princiais nomes como Pete Buttigieg, Amy Klobuchar e Beto O'Rourke abandonaram a corrida e declararam apoiar o ex-vice-Presidente norte-americano de Barack Obama.

O grupo de candidatos mais bem posicionados nas sondagens está agora reduzido a quatro nomes: Bernie Sanders, Joe Biden, Elizabeth Warren e Michael Bloomberg.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório