Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Francês recém-chegado ao Senegal é 2.º caso de coronavírus no país

O Senegal confirmou hoje um segundo caso de coronavírus, relativo a um cidadão francês com 80 anos, que chegou no sábado ao país africano, onde tinha sido anunciado na segunda-feira um primeiro caso.

Francês recém-chegado ao Senegal é 2.º caso de coronavírus no país
Notícias ao Minuto

20:31 - 03/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

"Hoje, em 03 de março de 2020, o Instituto Pasteur de Dacar notificou-nos um segundo caso positivo do Covid-19. Trata-se de um residente francês de 80 anos, que reside em Sarcelles, nos arredores de Paris, chegado ao Senegal em 29 de fevereiro de 2020", indicou em comunicado o Ministério da Saúde.

O estado do paciente, seguido no serviço de doenças infecciosas do hospital de Fann, em Dacar, está "estável" e "todas as disposições foram tomadas para identificar as pessoas com quem contactou e analisá-las".

No continente africano, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças atualizados hoje de manhã, foram registados um total de nove infeções, nomadamente na Argélia (03), Nigéria (01), Egito (02), Marrocos (01), Tunísia (01), e Senegal (01).

O segundo caso reportado agora pelo Senegal deve ser incluído no próximo balanço oficial.

A epidemia de Covid-19 provocada pelo novo coronavírus, que pode causar infeções graves respiratórias como pneumonia, causou até à data mais de 3.100 mortos e infetou mais de 90.300 pessoas em cerca de 70 países e territórios, incluindo quatro em Portugal.

Das pessoas infetadas em todo mundo, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.

Além de 2.943 mortos na China, onde o surto foi detetado em dezembro, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América, San Marino e Filipinas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco "muito elevado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório