Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Crise na Venezuela dominou reunião entre Trump e Duque

A crise política na Venezuela dominou uma reunião hoje entre o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, e o homólogo da Colômbia, Iván Duque, dois dos países que declararam apoio ao opositor do regime venezuelano Juan Guaidó.

Crise na Venezuela dominou reunião entre Trump e Duque
Notícias ao Minuto

20:26 - 02/03/20 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Um dos assuntos sobre os quais estivemos a conversar foi a Venezuela, um grande assunto para nós. O governo venezuelano está a tratar muito mal a população. Não têm água. Não têm comida. Não têm nada", afirmou o chefe de Estado norte-americano, citado pela agência Associated Press.

Mais de quatro milhões de pessoas fugiram da Venezuela na sequência da crise política no país. O salário mínimo é de aproximadamente quatro dólares (cerca de 3,58 euros) devido à inflação e há escassez de produtos essenciais como, por exemplo, medicamentos.

A Colômbia acolheu pelo menos um milhão de venezuelanos e o Presidente daquele país é um dos maiores críticos do chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, pedindo, inclusive, fortes sanções para Caracas.

"É muito importante que sejam aplicadas sanções fortes conta a ditadura na Venezuela. O país está a ficar sem bens. Destruíram o sistema de saúde. Temos de trabalhar em conjunto, este ano, para que haja uma transição política e democrática que seja eficaz na Venezuela", afirmou Iván Duque.

Caracas cortou as relações diplomáticas com Bogotá no início de 2019 depois de o Estado colombiano ter declarado apoio a Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e principal opositor de Maduro, juntamente com os Estados Unidos e dezenas de outras nações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório