Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

EUA. Pete Buttigieg desiste da corrida pela nomeação democrata

Informação foi avançada na noite domingo pelo New York Times. Entretanto, Pete Buttigieg,antigo mayor de South Bend (Indiana) e primeiro candidato presidencial dos Estados Unidos assumidamente homossexual, anunciou a sua desistência na corrida à nomeação do Partido Democrata.

EUA. Pete Buttigieg desiste da corrida pela nomeação democrata
Notícias ao Minuto

23:21 - 01/03/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Pete Buttigieg

Pete Buttigieg desistiu da corrida pela nomeação democrata para as presidenciais nos Estados Unidos. A informação foi avançada na noite deste domingo pelo New York Times e entretanto anunciada pelo próprio.

"Hoje [domingo] tomo a difícil decisão de suspender a minha campanha para a presidência, mas farei tudo ao meu alcance para garantir que temos um novo Presidente democrata em janeiro", disse Buttigieg num discurso em South Bend, Indiana.

O ex-autarca venceu, com uma ínfima margem sobre o senador Bernie Sanders, a votação no Estado do Iowa para escolher o candidato democrata à Casa Branca, mas acabou por desistir por não acreditar que fosse possível a sua escolha para adversário de Trump. 

O ex-vice-presidente norte-americano Joe Biden já reagiu à desistência do adversário. "Pete Buttigieg realizou uma campanha histórica, pioneira, baseada na coragem, compaixão e honestidade. Seremos um país melhor devido o seu serviço contínuo. Este é apenas o começo do seu tempo no palco nacional", escreveu na sua conta oficial da rede social Facebook.

Biden afirmara já este domingo poder"unir todo o país", após a sua vitória nas primárias democratas da Carolina do Sul, atenuando a ascensão do progressista Bernie Sanders. Buttigieg ficou em quarto lugar.

Pete Buttigieg é antigo mayor de South Bend, no estado norte-americano do Indiana. Tem 38 anos e foi o primeiro candidato assumidamente homossexual às presidenciais norte-americanas. 

Nesta altura, a corrida avança para a 'Super Terça-Feira', quando são chamados a pronunciar-se 14 estados no início da próxima semana.

[Notícia atualizada às 07h35]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório