Três pessoas morreram depois de ter sido atirado gelo seco para uma piscina durante uma festa de aniversário, em Moscovo. As vítimas tinham estado a celebrar o 29º aniversário da influencer russa, com mais de 1.1 milhão de seguidores, Yekaterina Didenko, num complexo de piscinas na capital russa.
Cerca de 25kg de gelo seco foram despejados para dentro da piscina com intenção de criar um efeito visual para impressionar os convidados, refere o Independent.
Mas quem se encontrava dentro da água começou de imediato sufocar a perder a consciência. Várias pessoas ficaram feridas durante o incidente, incluindo o marido de Yekaterina, que se encontrava dentro da piscina e que estará entre os mortos.
A mulher tinha partilhado mais cedo um vídeo nas redes sociais onde referia que Valentin Didenko tinha sido levado para os cuidados intensivos.
O gelo seco trata-se de dióxido de carbono em estado sólido depois de ser congelado e produz um vapor pesado quando é posto em contacto com a água.
A causa das mortes ainda não é conhecida oficialmente, mas o vapor do gelo seco pode provocar uma concentração elevada de dióxido de carbono no sangue em locais pouco ventilados, como era o caso da piscina interior.
O Comité de Investigação russo abriu uma investigação criminal às mortes.
Veja acima o vídeo do momento em que o gelo é deitado dentro da piscina.