Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Portugal sem casos confirmados. Surge o primeiro na Irlanda

A epidemia de Covid-19 já infetou mais de 84 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram quase três mil. Por cá, ainda não há casos confirmados.

AO MINUTO: Portugal sem casos confirmados. Surge o primeiro na Irlanda
Notícias ao Minuto

15:05 - 29/02/20 por Filipa Matias Pereira e Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Covid-19 continua sem dar tréguas e, depois da Ásia, o principal foco do novo coronavírus está concentrado em Itália.

Em Portugal, pese embora ainda não haja casos confirmados, a diretora-geral da Saúde admitiu, em entrevista ao Expresso, que se prevê que um milhão de portugueses possa vir a ser infetado pelo surto do novo coronavírus.

Ainda por cá, adiantou na sexta-feira a ministra da Saúde que "a Administração Pública não vai usar máscaras no atendimento ao público". De acordo com Marta Temido, "a situação que estamos a enfrentar tem recomendações específicas e que passam, sobretudo, por nós garantirmos a higienização pessoal e dos espaços". 

Na China, foram registadas mais 47 mortes causadas pelo coronavírus, elevando o total para 2.835 desde o início da epidemia. O país identificou ainda 427 novos casos. 

A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em dezembro de 2019, já infetou mais de 84 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram quase três mil.

OMS aumentou para muito elevado o nível de ameaça causado pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia. A epidemia de Covid-19 foi declarada pela OMS como emergência de saúde pública internacional.

Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:

23h30 - O escritor chileno Luis Sepúlveda, de 70 anos, foi diagnosticado com Covid-19, após passar por Portugal. O autor esteve no festival literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim entre 18 e 23 de fevereiro  e, no dia 25, terça-feira, começou a sentir os primeiros sintomas.

Foi o primeiro caso de coronavírus nas Astúrias, onde vive, e foi transferido, juntamente com a esposa que também apresenta sintomas, para o Hospital Universitário Central das Astúrias, em Oviedo, onde ambos se encontram em isolamento.

23h02 - O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, exigiu hoje ao Governo garantias de resposta ao novo coronavírus em Portugal e explicações sobre o plano de contingência que possa estar a ser preparado para atacar o surto.

22h14 - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje estar pronto para ajudar os iranianos a lidar com a epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, se o país o solicitar.

21h45 - República da Irlanda confirma primeiro caso de infeção por coronavírus. O paciente é um homem que se encontra na zona este do país. 

A confirmação surge dois dias depois de ter sido diagnosticado um caso na Irlanda do Norte.

20h02 - O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai começar hoje a avaliar os profissionais de saúde que regressaram de territórios de contágio do Covid-19, tendo adotado o novo procedimento após questionar a DGS e depois de três cirurgias adiadas.

19h58 - A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) exigiu hoje "medidas sérias" para proteger profissionais de saúde e utentes face à epidemia de coronavírus que teve origem na China e já matou três mil pessoas em todo o mundo.

19h55 - Mais de 2.900 mortos e 85 mil infetados por coronavírus em todo o mundo. A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, já infetou 85.641 pessoas em 58 países de cinco continentes, das quais morreram 2.933.

19h18 - DGS acaba de dar conta de que não há casos suspeitos de Covid-19 em Portugal. Referiram ainda que houve 11 novos casos registados nas últimas 24 horas, perfazendo um total de 70 casos suspeitos. "67 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais, aguardando-se resultados dos restantes", pode ler-se em comunicado enviado às redações.

Dessa forma há apenas 3 sob análise, de momento.

19h10 -  O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou, em conferência de imprensa, que a primeira morte em território norte-americano foi a de uma mulher na casa dos 50 anos e que há de momento 22 casos confirmados no país. "Não há razões para pânico, é algo que está a ser tratados por profissionais", afirmou.

Mike Pence, que também fez uso da palavra, apresentou as condolências à família da primeira vítima mortal. Deu ainda conta de que os EUA restringiram as viagens de e para o Irão, apelando aos cidadãos para evitarem ir a Itália e à Coreia do Sul.

18h30 - As autoridades de Saúde confirmaram primeiro caso suspeito na Madeira. Segundo os responsáveis "trata-se de um doente proveniente de Milão, que foi encaminhado para o hospital Nélio Mendonça" e que "permanecerá em isolamento hospitalar e serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análises".

18h10 - Os Estados Unidos registam a primeira morte por Covid-19 no estado de Washington. A notícia foi confirmada pelas autoridades de saúde norte-americanas.

Há, até então, 67 casos confirmados de coronavírus no país. A maioria pertence a cidadãos repatriados do cruzeiro Diamond Princess.

17h30 - Casos de coronavírus em Itália ultrapasssam os mil (1.128) e o número de mortos no país já subiu para 29, segundo o ministério de Saúde italiano.

17h17 - A epidemia de coronavírus provocou 43 mortos no Irão, indicaram hoje as autoridades locais, considerando que são falsas as informações que dão conta de mais de 200 mortos no país.

17h12 - O primeiro-ministro japonês anunciou hoje um pacote financeiro de emergência no valor de 2,27 mil milhões de euros, aproximadamente, para combater o surto do novo coronavírus, a meses dos Jogos Olímpicos.

17h06 - O preço dos produtos de higiene e proteção sanitária registou "um aumento arbitrário" na Nigéria, depois de confirmado o primeiro caso de infeção com Covid-19, denunciou hoje a Comissão de Proteção de Consumidores deste país.

16h10 - Equador confirma o primeiro caso de infeção por Covid-19. Segundo o ministro da Saúde do país, trata-se de uma mulher equatoriana residente em Espanha. A paciente chegou ao Equador no dia 14 de fevereiro num voo direto de Madrid sem apresentar qualquer sintoma, mas acabou por se sentir mal e foi ao hospital, onde foi diagnosticada com o coronavírus.

15h55 - França cancela meia-maratona de Paris e encurta Salão da Agricultura, depois de anunciar este sábado o cancelamento de "todas as concentrações com mais de 5.000 pessoas" em espaços fechados e alguns eventos no exterior, devido à intensificação da epidemia causada pelo coronavírus.

15h45 - O primeiro-ministro apelou hoje à população para que reforce as medidas de prevenção para conter os riscos de contaminação pelo coronavírus Covid-19, salientando que é importante ter a consciência dos riscos e evitar alarmismos.

15h39 - A Entidade Nacional para a Aviação Civil (ENAC) italiana informou hoje que vai reembolsar os passageiros que tinham bilhetes para voos que saiam de Itália e que foram cancelados devido às restrições impostas pelo epidemia do coronavírus.

15h13 - Taiwan regista cinco novos casos de Covid-19. Número total de casos de infeção sobe assim para 39. Quatro dos cinco novos casos estiveram em contato um dos casos anteriormente identificados, avançam os meios internacionais.

14h43 - A Coreia do Sul voltou a rever em alta o número de infetados pelo coronavírus. Este é o país com o maior foco de infeção depois da China, com um total de 3.150 casos. 

14h33 - Reino Unido confirma mais três novos casos de Covid-19. Revela a imprensa internacional que dois destes pacientes regressaram de Itália e o terceiro regressou da China. Por forma a conter a propagação do vírus, as autoridades já começaram a contactar as pessoas com as quais estes infetados estiveram. 

14h23 - Olivier Veran, ministro da saúde francês, revelou este sábado que estão temporariamente proibidos eventos com a junção de mais de 5 mil pessoas no mesmo espaço. Entre estes eventos está a meia-maratona que estava agendada para este domingo. 

Em França, revela o Le Monde, há ainda a registar 16 novos casos de infeção. No total há 73 infetados pelo coronavírus no país. 

13h01 - Em Itália, até ao momento, há 889 casos confirmados de infeção e já morreram 21 doentes infetados com Covid-19. Já em França, há 57 casos confirmados e foram relatadas pelas autoridades duas mortes. 

12h31 - Funcionário da Google, em Zurique, testou positivo para o coronavírus, revela o Corriere della Sera. A informação foi avançada pelo porta-voz da empresa, que adiantou ainda que a tecnológica decidiu limitar as viagens dos colaboradores para Itália, Japão, Irão e Coreia do Sul. Para já, os escritórios da Google em Zurique permanecem abertos. 

12h21 - A epidemia de Covid-19, provocada por um novo coronavírus, detetado na China no final do ano, já infetou 85.203 pessoas, das quais morreram 2.921, segundo as autoridades dos 60 países e territórios afetados.

12h07 - Subiu para 50 o número de infetados em Espanha. As autoridades, como narra o El Mundo, dão conta que existem 10 casos registrados em Madrid, 13 na Comunidade Valenciana, seis nas Ilhas Canárias, seis na Catalunha, dois nas Ilhas Baleares, oito na Andaluzia, dois em Castela e Leão e outros três no País Basco.

11h56 - O ministro da Saúde do Irão, citado pela Al Jazeera, deu conta que morreram no país mais nove pessoas infetadas com o vírus. Há ainda 205 novos casos. O balanço do número de vítimas mortais foi, assim, revisto em alta: são agora 43. 

Apesar do número de vítimas divulgado pelo ministro da Saúde iraniano, a BBC avançou esta sexta-feira que já pelo menos 210 pessoas morreram vítimas do novo coronavírus, no Irão. Este número é seis vezes superior ao número apresentado no início desta sexta-feira pelo gabinete do ministro da Saúde do Irão. Kianush Jahanpur insistiu que o país está a ser transparente e acusou a BBC de "espalhar mentiras". 

11h52 - Revela a Agência de Notícias do Qatar que foi reportado pelo Qatar o primeiro caso confirmado de infeção pelo Covid-19. Trata-se de um homem de 36 anos que foi recentemente retirado do Irão num avião fretado pelo governo e que estava em quarentena. De acordo com o Ministério da Saúde, o paciente está estável. 

11h42 - Morreu o deputado iraniano, Mohammad Ali Ramazani Dastak, depois de ter contraído o coronavírus

11h23 - Liga italiana adia jogos da série A devido ao coronavírus

11h22 - Os residentes de Macau que se encontram atualmente na província chinesa de Hubei, centro do surto do novo coronavírus, vão regressar num voo 'charter', na próxima semana, foi hoje anunciado.

9h44 - diretora-geral da Saúde esclareceu, em conferência de imprensa ao início da manhã deste sábado, que não há casos confirmados de Covid-19 em Portugal. Todos os casos suspeitos até ao momento deram negativo. 

Referente aos rumores da existência de casos positivos em Portugal, a diretora-geral da Saúde refere que "até pode ser que sim, mas é o coronavírus sazonal", que origina as "vulgares viroses e constipações".

9h04 - Confirmado o sexto caso de Covid-19 na Catalunha. Trata-se de um homem que esteve em contacto com outro paciente infetado

9h02 - Aumenta para 16 o número de mortes pelo novo coronavírus na Coreia do Sul. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul reviu ainda em alta o número de infetados pelo vírus, que é agora de 2.931. 

8h21 - O coronavírus entrou na agenda política do Irão, expondo as divisões cada vez maiores entre os blocos conservador e ultra, de um lado, contra os setores reformista e moderado.

6h40As autoridades de saúde do estado norte-americano do Oregon anunciaram na sexta-feira que uma pessoa contraiu o novo coronavírus de uma fonte desconhecida, o terceiro caso do género nos Estados Unidos.

6h19 - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu o redimensionamento de uma conferência anual sobre mulheres prevista para Nova Iorque, EUA, devido à epidemia de coronavírus, disse hoje o seu porta-voz.

5h47 - A indústria manufatureira chinesa registou em fevereiro uma queda acentuada, mais do que era esperado, apesar dos esforços para conter o surto de Covid-19, que prejudicou a segunda maior economia mundial, segundo dados oficiais hoje divulgados.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório