Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Pompeo sossegou congressistas elogiando plano do governo

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sossegou hoje os congressistas sobre a propagação do novo coronavírus, defendendo o plano do Presidente Donald Trump.

Covid-19: Pompeo sossegou congressistas elogiando plano do governo
Notícias ao Minuto

16:40 - 28/02/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

Numa altura em que as autoridades de saúde dos EUA já confirmaram mais de 40 pessoas infetadas com o Covid-19, Mike Pompeo foi ao Congresso para uma audição em que elogiou os planos do Governo para a contenção do vírus.

Na quinta-feira, Donald Trump anunciou que o seu vice-Presidente, Mike Pence, ficaria a coordenar uma equipa de emergência para lidar com a propagação do novo coronavírus, afastando o cenário da nomeação de um "czar" -- um especialista liderando um departamento autónomo - ao contrário de práticas correntes em outras administrações.

Trump disse que a experiência de Pence, quando foi governador do estado de Indiana, onde tinha tido oportunidade de lidar com matérias de saúde pública.

O anúncio provocou dúvidas na oposição democrata que recordou o histórico "pouco abonatório" da experiência de Mike Pence, dizendo que ele tinha sido incapaz de lidar com a propagação da Sida no seu estado, durante o período em que fora governador (2013-2017).

Hoje, Mike Pompeo foi ao Congresso elogiar a capacidade de Pence para lidar com o problema e reafirmar o empenho de todo o Governo para se preparar devidamente para a epidemia do Covid-19.

Os congressistas democratas, contudo, criticaram o pouco tempo que Pompeo despendeu na sua audiência (menos de duas horas), acusando-o de constantemente tentar evitar a sua presença no Capitólio, para prestar explicações.

"Temos de arrastar o céu e a terra para o conseguir ter aqui por duas horas", lamentou Gregory Meeks, representante democrata por Nova Iorque.

Durante a audiência, o chefe da diplomacia norte-americana deu ainda alguns esclarecimentos sobre a posição dos Estados Unidos no Iraque e na Síria, bem como sobre o conflito com o Irão, onde a escalada de tensão, no início de janeiro, quase provocou uma guerra entre os dois países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório