Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Militares turcos mortos em Idlib. Erdogan convoca conselho extraordinário

Pelo menos 22 soldados turcos terão morrido num ataque na província síria de Idlib. Recep Tayyip Erdogan convocou um conselho de segurança extraordinário.

Militares turcos mortos em Idlib. Erdogan convoca conselho extraordinário
Notícias ao Minuto

21:57 - 27/02/20 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Turquia

Pelo menos 22 soldados turcos terão morrido e vários outros terão ficado feridos esta quinta-feira em Idlib, no norte da Síria, num ataque aéreo, de acordo com a agência turca Anadolu. O primeiro balanço dava conta de nove mortos, número que foi revisto em alta e que poderá alterar-se nas próximas horas.

A Reuters indicou que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, convocou um conselho de segurança extraordinário no seguimento do ataque, que dizem ter sido levado a cabo pela forças governamentais sírias ou pelos aliados, as forças russas.

Assiste-se a uma escalada do conflito que afeta a Síria há vários anos, com epicentro na província de Idlib, que é disputada pelos regimes de Damasco e Ancara.

A Síria, auxiliada por ataques aéreos das forças russas, intensificou a ofensiva para recuperar a última fortaleza rebelde em Idlib. Esta ofensiva já causou uma crise humanitária, com quase um milhão de pessoas deslocadas a ficarem presas numa estreita faixa de território na fronteira turca.

Erdogan descartou na quarta-feira recuar do noroeste da Síria face ao regime de Bashar al-Assad, num momento em que se iniciaram novas negociações com a Rússia, principal aliada do regime sírio. Os continuados ataques às forças turcas causaram, porém, tensões entre entre Ancara e Moscovo, que apesar das posições opostas na Síria, têm reforçado nos últimos anos a sua cooperação.

Em 2018, Síria e Turquia concluíram um acordo que previa o fim dos combates e o estabelecimento de postos de observação turcos na região de Idlib, mas esse entendimento tem sido constantemente violado por ambas as partes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório