Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia acusa Turquia de violar acordo ao apoiar militarmente os rebeldes

O Ministério da Defesa russo acusou hoje a Turquia de violar um acordo sobre a Síria ao apoiar os rebeldes com disparos de artilharia e 'drones' [aparelhos aéreos não tripulados] na zona de Idlib.

Rússia acusa Turquia de violar acordo ao apoiar militarmente os rebeldes
Notícias ao Minuto

19:59 - 27/02/20 por Lusa

Mundo Síria

"Em violação dos acordos de Sochi, a parte turca continua a apoiar grupos armados ilegais na zona de distensão de Idlib através de disparos de artilharia", declarou o ministério, ao indicar que a Turquia também recorreu a 'drones'.

O ministério, ao citar o representante russo para a Síria, Oleg Jouravlev, precisou que um 'drone' turco foi abatido na terça-feira quando cruzava a fronteira do país para atacar tropas sírias.

Novo epicentro do conflito que dilacera a Síria há quase nove anos, a província de Idlib foi palco de confrontos nas últimas semanas entre a Turquia, que apoia os grupos rebeldes, e as forças do regime sírio, apoiadas pela Rússia.

Em 2018, os dois países concluíram um acordo que previa o fim dos combates e o estabelecimento de postos de observação turcos na região de Idlib, mas que foi posto em causa nas últimas semanas, com as duas partes a rejeitarem responsabilidades pelo seu fracasso.

A ofensiva de Damasco, apoiada pela aviação russa, suscitou fricções entre Ancara e Moscovo, que apesar das posições opostas na Síria, têm reforçado nos últimos anos a sua cooperação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório