Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Encontrado túmulo com 72 esqueletos de civilização extinta nas Canárias

A gruta com os restos arqueológicos foi encontrada por arqueólogos amadores com recurso a um drone.

Notícias ao Minuto

10:35 - 25/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Arqueologia

Um túmulo com os restos mortais de um povo de uma civilização pré-hispânica extinta foram encontrados por arqueólogos amadores que estavam de férias na ilha da Gran Canária. Os restos mortais de 72 esqueletos - 62 adultos e 10 recém-nascidos - da civilização Guanche foram descobertos com recurso a um drone.

A descoberta foi feita na ravina de Guayadeque nas ilhas Canárias. Os especialistas confirmaram a descoberta, associando-a àquela civilização devido ao facto de a gruta datar de 800 a 1000 anos a.C. 

Pensa-se que os Guanche seriam os habitantes originais do arquipélago e que teriam vindo do norte de África. Segundo os historiadores, os Guanche foram 'absorvidos' pelos colonizadores espanhóis.

Depois de os restos mortais terem sido descobertos no final de junho de 2019, foi denunciado o estado de abandono dos esqueletos, o departamento de Património Histórico espanhol contratou uma empresa para fazer o trabalho de campo, a Tibicena, dirigida por Verónica Alberto. Em declarações à imprensa local, Verónica deu conta de que "há vários túmulos na Gran Canária, mas nenhum como este. A descoberta dos recém-nascidos é importante pois não estavam incluídos nas descobertas anteriores".

Quando os arqueólogos foram ao local, descobriram vários mantos cerimoniais feitos de fibras vegetais e de pele de animal. "Podemos confirmar que foram preparados todos da mesma forma para a cerimónia de enterro", acrescentou a responsável.

Veja na galeria acima um vídeo do local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório