Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Pelo menos sete mortos em confrontos em Nova Deli

Pelo menos sete pessoas morreram em confrontos entre apoiantes e opositores de uma nova lei de cidadania na Índia que possibilita a naturalização acelerada para minorias religiosas nascidas no exterior, mas que exclui muçulmanos, disse hoje a polícia.

Pelo menos sete mortos em confrontos em Nova Deli
Notícias ao Minuto

07:09 - 25/02/20 por Lusa

Mundo Índia

A violência teve lugar em Nova Deli na segunda-feira, um dia antes do presidente norte-americano, Donald Trump, visitar a capital.

A polícia disparou gás lacrimogéneo e usou bastões contra os manifestantes em vários distritos de Nova Deli. Os grupos rivais atiraram pedras, incendiaram algumas casas, lojas, veículos e um posto de abastecimento de combustíveis. A polícia fechou o acesso a duas estações de metropolitano na área.

O porta-voz da polícia Anil Kumar confirmou sete mortes, uma das quais de um agente das forças de segurança. A agência de notícias Press Trust noticiou que cerca de 50 manifestantes ficaram feridos.

O polícia foi morto depois de ser atingido por pedras, de acordo com as autoridades. Outros 11 polícias ficaram feridos ao serem atingidos também por pedras quando tentavam separar os grupos rivais.

Igualmente na segunda-feira, grupos nacionalistas e comunistas hindus realizaram manifestações pró e anti-Estados Unidos nas ruas da capital.

A Índia tem sido marcada por episódios de violência desde que o parlamento aprovou uma nova lei de cidadania em dezembro, que possibilita a naturalização acelerada para algumas minorias religiosas nascidas no exterior, mas não para muçulmanos.

Os críticos dizem que o país está a caminhar para um teste de cidadania religiosa. Numa grande manifestação em Ahmedabad, após a chegada de Trump, o presidente indiano elogiou a história de tolerância religiosa no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório