Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

CDU alemã quer escolher novo líder até início de maio

O partido democrata-cristão alemão (CDU), que está a viver uma crise após uma derrota eleitoral em Hamburgo, decidiu hoje escolher, até início de maio, o seu novo presidente e candidato à sucessão de Angela Merkel em 2021.

CDU alemã quer escolher novo líder até início de maio
Notícias ao Minuto

12:19 - 24/02/20 por Lusa

Mundo Alemanha

Após uma semana de consultas, a líder demissionária da União Democrática Cristã (CDU), Annegret Kramp-Karrenbauer, conhecida como "AKK", quer que seu sucessor seja escolhido num congresso extraordinário a realizar no final de abril ou início de maio, segundo avançaram à agência francesa de notícias AFP fontes próximas do partido.

A sucessão ainda terá de passar pela decisão de substituir a líder por uma única pessoa, que se tornará candidata à chancelaria nas eleições agendadas para o final de 2021, ou por um órgão colegial para evitar lutas internas.

Os dirigentes da CDU estão hoje reunidos em Berlim, depois de, no domingo, o partido ter sofrido uma derrota pesada nas eleições regionais em Hamburgo.

O partido passou a ser a terceira força naquela cidade, com 11,2% dos votos, um dos piores resultados do pós-guerra, ficando atrás dos sociais-democratas, que obtiveram 39%, e dos Verdes, que passaram de 12,3% para 24,2%.

O partido foi punido devido aos conflitos internos que está a viver, dividido quanto à linha política a seguir, sob tensão dos extremos, tanto à esquerda como à direita.

A líder AKK acabou por "atirar a toalha ao chão" depois de, no início deste mês, os representantes da CDU em Turíngia se terem unido à extrema-direita do Alternativa para a Alemanha (AfD) para eleger o líder desse estado regional.

Annegret Kramp-Karrenbauer quer sair rapidamente, mas para isso, o partido tem de escolher um sucessor rapidamente e apresentá-lo como candidato a chanceler.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório