Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Mais quatro mortos por Covid-19 no Irão, total sobe para 12

A imprensa iraniana anunciou hoje que o total de mortos provocados pelo novo coronavírus no país subiu de oito para 12.

Mais quatro mortos por Covid-19 no Irão, total sobe para 12
Notícias ao Minuto

08:58 - 24/02/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

Segundo a televisão estatal e a agência semioficial ISNA, que citam o deputado Assadollah Abbasi, o total de casos confirmados de Covid-19 no país também aumentou, tendo passado de 43 para 47, que já incluem as vítimas mortais.

Assdolah Abbasi falava no intervalo de uma reunião no parlamento, à porta fechada, consagrada ao novo coronavírus, para debater um relatório do ministro da Saúde, Saeed Namaki.

O governante salientou que os novos casos no Irão são de pessoas que entraram ilegalmente no país a partir do Paquistão, Afeganistão e China.

Entretanto, no vizinho Afeganistão, as autoridades de Cabul anunciaram a deteção de um caso de Covid-19 no oeste do país.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde afegão, Firozuddin Feroz.

"Anuncio o primeiro caso positivo de coronavírus na província de Herat", disse o governante em conferência de imprensa após o que declarou o "estado de emergência" nesta província que partilha fronteira com o Irão.

Hoje, as autoridades iranianas ordenaram o encerramento temporário de museus e locais históricos até ao fim do mês para prevenir a propagação do novo coronavírus Codiv-19.

Segundo o portal Iran News, "museus e locais históricos serão encerrados (a partir de hoje) até ao final da semana (28 de fevereiro) em 15 províncias, que estão mais expostas ao surto" do novo coronavírus, informa o portal, que cita Mohammadreza Kargar, diretor do Departamento de Museus e Locais Históricos, do Ministério do Turismo.

A reabertura ao público está dependente da evolução do combate ao Covid-19 e pode vir a ser prolongada por várias semanas, caso se justifique, acrescentou Kargar.

No domingo, o presidente da câmara de Teerão, Pirouz Hanachi, anunciou que os transportes públicos e locais públicos passaram a ser alvo de medidas de higienização diárias.

Citado pela agência oficial IRNA, Hanachi disse que as medidas extraordinárias são conduzidas durante a noite e incidem em grandes praças, terminais de autocarros e estações de comboio para combater a potencial disseminação do novo coronavírus.

Em declarações à imprensa antes da realização de mais uma reunião do gabinete de crise criado para gerir o surto de Covid-19, Pirouz Hanachi salientou que a campanha sanitária será realizada até que a ameaça do novo coronavírus desapareça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório