Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Vídeo: Ilhas Canárias cobertas por impressionante tempestade de areia

Fenómeno meteorológico obrigou ao desvio ou cancelamento de centenas de voos.

Notícias ao Minuto

17:25 - 23/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Canárias

As Canárias foram 'engolidas' por uma tempestade de areia descrita como "apocalíptica" que impediu a este fim de semana a entrada e a saída de voos daquele território dada a fraca visibilidade. 

A alta concentração de poeiras (areias de cor avermelhada vindas do Sahara) deve-se às fortes rajadas de vento que se fazem sentir nas ilhas e que podem chegar aos 120 km/h. 

Situação que tornou ainda mais complicado o combate a um incêndio que lavra em Tasarte e que já obrigou à retirada de cerca de 500 pessoas. 

De acordo com o La Vanguardia, o aeroporto de  Gran Canaria e o de Lanzarote não estão a permitir, este domingo, que descolem ou aterrem aviões até que as condições de visibilidade melhorem. Também os voos entre ilhas foram cancelados. 

Face a este cenário, o governo das Canárias decretou este sábado situação de alerta, sem data para terminar. A previsão é de que o fenómeno afete todas as ilhas do arquipélago das Canárias durante vários dias, tendo sido recomendado à população, especialmente à que sofre de doenças respiratórias crónicas, não sair de casa. 

O vídeo da galeria acima é bem ilustrativo de como se encontra a atmosfera no arquipélago, um cenário alaranjado em pelo dia. 

O fenómeno descrito é, inclusive, visível do espaço, como pode verificar nas imagens abaixo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório