Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Milhares de camelos retirados de Tripoli por causa de bombardeamento

Imagens do momento circulam nas redes sociais.

Milhares de camelos retirados de Tripoli por causa de bombardeamento
Notícias ao Minuto

18:17 - 22/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Líbia

Cerca de 3 mil camelos foram retirados esta semana de Tripoli, na Líbia, depois de um bombardeamento levado a cabo por forças leais a Khalifa Hafter, o comandante nacional do exército daquele país. 

Nas redes sociais circulam vídeos do momento em que os animais foram retirados daquele território, um dos quais registado por um repórter da Reuters.

Para que os camelos passassem, as autoridades foram obrigadas a cortar o trânsito em algumas estradas.  

Os animais deixaram o porto de Tripoli pouco depois da meia-noite de quarta-feira, dia 19, e seguiram para a zona oeste do país, num percurso de 45 km, para tentar escapar aos conflitos que se verificam na capital. Chegaram ao destino esta quinta-feira de manhã, de acordo com o relato de um comerciante local.

A Líbia é um país imerso num caos político e securitário desde a queda do regime de Muammar Kadhafi, em 2011, e tornou-se num terreno fértil para as redes de tráfico ilegal de migrantes e situações de sequestro, tortura e violações.

A situação tornou-se ainda mais crítica desde o início da ofensiva militar das forças do marechal Khalifa Haftar, que avançou em abril de 2019 contra Tripoli, a sede do Governo de Acordo Nacional líbio estabelecido em 2015.

Desde o início da ofensiva das tropas de Haftar sobre Tripoli foram mortos mais de 280 civis e cerca de 2.000 combatentes, segundo a ONU. Perto de 150.000 líbios foram deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório