Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

NATO saúda acordo entre EUA e talibãs para conseguir paz no Afeganistão

A NATO saúda o anúncio de um acordo entre Washington e os talibãs que abre o caminho para uma "paz duradoura" no Afeganistão, disse hoje o secretário-geral da organização de defesa entre Estados Unidos e Europa.

NATO saúda acordo entre EUA e talibãs para conseguir paz no Afeganistão
Notícias ao Minuto

13:33 - 21/02/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

Este acordo pode "abrir caminho a negociações entre os afegãos e a uma paz duradoura", acrescentou Jens Stoltenberg.

"Congratulo-me com o anúncio feito hoje de que foi alcançado um acordo para uma redução significativa da violência no Afeganistão", disse Stoltenberg em comunicado.

"É um teste crítico da vontade e capacidade dos talibãs de reduzir a violência e contribuírem, de boa fé, para a paz. Isso pode abrir caminho a negociações entre os afegãos para uma paz duradoura e garantir que o país nunca mais seja um refúgio para os terroristas", referiu o responsável da NATO.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte tem uma missão de 16 mil homens no Afeganistão para treinar, apoiar e aconselhar forças.

O acordo deverá ser assinado no dia 29 de fevereiro, segundo avançou hoje o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, ressalvando que isso só acontecerá se for realizado com sucesso um período de redução da violência no Afeganistão.

Esta trégua parcial, que deve durar uma semana, mas parece não ter ainda tido início - um ataque talibã contra o exército afegão foi registado domingo no norte do país -- foi combinada com o objetivo de permitir a assinatura de um acordo entre os Estados Unidos e os talibãs.

Os talibãs tinham anunciado no início desta semana ter chegado a um acordo com os Estados Unidos para assinar um tratado que colocará fim a duas décadas de conflito no Afeganistão.

Os talibãs dizem que este acordo inclui a possibilidade de negociações diretas entre os afegãos, que o movimento insurgente tinha até agora recusado, e conduzirá a um tratado permanente de paz, que termina uma guerra que remonta a 2001 e que se tornou o mais longo conflito militar em que os Estados Unidos estiveram envolvidos.

O acordo contempla ainda a retirada gradual das tropas norte-americanas e a libertação de cerca de metade dos talibãs que tinham sido feitos prisioneiros pelas forças fiéis ao regime afegão.

Os talibãs dizem que o primeiro passo desta nova fase passará pela libertação pelo Governo de Cabul de 5.000 dos cerca de 11.000 elementos do movimento que se encontram presos.

Em troca, os talibãs comprometem-se a libertar cerca de mil prisioneiros das forças afegãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório