Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Washington e Londres culpam Rússia por ciberataques na Geórgia em 2019

Os Estados Unidos e o Reino Unido acusaram hoje os serviços de informações militares russos (GRU) de terem fomentado os ciberataques de 2019 contra a Geórgia.

Washington e Londres culpam Rússia por ciberataques na Geórgia em 2019
Notícias ao Minuto

16:09 - 20/02/20 por Lusa

Mundo Ciberataque

"A campanha de ciberataques perigosa e sem vergonha do GRU contra a Geórgia, nação soberana e independente, é totalmente inaceitável", declarou em comunicado o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab.

"O Governo russo tem a escolha: prosseguir esta atitude agressiva face a outros países ou tornar-se num parceiro responsável que respeite o direito internacional", acrescentou.

O departamento de Estado norte-americano referiu-se num outro comunicado a "ciberataques generalizados" contra milhares de 'sites' da internet na Geórgia, considerando-os "operações destinadas a semear a divisão, criar insegurança e sabotar as instituições democráticas".

Apelou ainda à Rússia para "acabar com este comportamento na Geórgia e em outras regiões".

O National Cyber Security Centre (NCSC), organização britânica sobre cibersegurança, avaliou "com o mais elevado nível de probabilidade que em 28 de outubro de 2019 o GRU efetuou ciberataques em larga escala", precisou o ministério dos Negócios Estrangeiros.

Estas ataques visaram 'sites' internet do Governo georgiano, tribunais, ONG, media e empresas, e perturbaram os programas de duas cadeias televisivas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório