Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Primeiro-ministro do Lesoto deve abandonar cargo até final de julho

O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Thabane, anunciou hoje que abandonará o cargo até final de julho, depois de a polícia ter confirmado que será lançada uma acusação oficial no caso do assassinato da sua primeira mulher, em 2017.

Primeiro-ministro do Lesoto deve abandonar cargo até final de julho
Notícias ao Minuto

15:43 - 20/02/20 por Lusa

Mundo Lesoto

"Decidi demitir-me no final de julho de 2020 ou antes, se os preparativos para a minha retirada forem concluídos mais cedo", anunciou Thabane, 80 anos, na emissora pública Radio Lesotho.

Em janeiro, o primeiro-ministro do Lesoto admitira já a sua demissão, citando a idade avançada, mas não especificando uma data.

O chefe do Governo foi pressionado pelo seu partido a abandonar o cargo enquanto se via no meio de um alegado envolvimento da sua atual mulher, Maesaiah Thabane, no assassinato da sua primeira esposa.

Maesaiah foi formalmente acusada de assassinato no início deste mês, embora o chefe-adjunto da política do Lesoto, Paseka Mokete, tenha hoje anunciado junto de vários órgãos de comunicação social que será lançada em breve uma acusação formal de assassinato contra o primeiro-ministro.

Maesaiah Thabane, 42 anos, foi detida no início de fevereiro, tendo sido libertada sob fiança no valor de mil loti (61 euros, cerca de dois terços do salário mínimo mensal no país).

Maesaiah é acusada pelos procuradores responsáveis pelo caso de ter sido a responsável pela organização do crime que matou Lipolelo em 14 de junho de 2017.

Lipolelo Thabane, então com 58 anos, foi morta a tiro, dois dias antes da investidura do seu marido à frente do Governo do pequeno país da África Austral, num momento em que o casal atravessava um processo de divórcio.

No início de janeiro, Thomas Thabane foi implicado pela polícia no homicídio da sua mulher, devido ao surgimento de novas provas, nomeadamente escutas telefónicas que o colocaram no local e momento do crime.

Tanto o seu partido como a oposição reclamavam a Thabane o abandono das suas funções na sequência da implicação no assassinato da sua mulher.

O Lesoto, um dos mais pobres países do mundo, em enclave no meio da África do Sul, enfrenta sérios problemas económicos, com níveis de desemprego muito elevados, e uma epidemia de sida que atinge 23% da população de dois milhões de habitantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório