Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Israel levanta interdição de exportações após recuo palestiniano

Israel anunciou esta quinta-feira ter levantado a interdição das exportações dos produtos agrícolas palestinianos após a Autoridade Palestiniana ter recuado na decisão de cortar as importações de carne israelita, acabando com meses de disputas comerciais.

Israel levanta interdição de exportações após recuo palestiniano
Notícias ao Minuto

12:30 - 20/02/20 por Lusa

Mundo Conflitos

Afirmando pretender reduzir a sua dependência face aos produtos israelitas, a Autoridade Palestiniana diminuiu em setembro de modo significativo as suas importações de carne.

Após negociações falhadas, Israel ripostou a 2 de fevereiro, bloqueando a entrada dos produtos agrícolas palestinianos no seu território.

A Autoridade Palestiniana respondeu com uma decisão semelhante em relação a produtos de consumo israelita e o Estado hebreu reagiu então proibindo os agricultores palestinianos de exportarem os seus produtos para o estrangeiro através da passagem de Allenby.

Controlado por Israel, este ponto de passagem liga a Cisjordânia ocupada à Jordânia, de onde os produtos podem ser encaminhados para o resto do mundo.

O ministro da Defesa israelita, Naftali Bennett, anunciou hoje num comunicado o levantamento de todas as restrições às exportações palestinianas "após as proibições relativas aos agricultores israelitas terem sido suspensas".

O Ministério da Agricultura palestiniano indicou, por seu turno, o recomeço imediato das importações de carne e de "todos os produtos e mercadorias de todos os países do mundo sem obstáculos".

"Isto é o resultado de discussões diretas e indiretas através de partes internacionais, que têm como consequência a retirada das medidas israelitas ilegais", adiantou num comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório