Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Contacto próximo com infetados impede retirada de macaenses de cruzeiro

O Japão não permitiu a retirada de avião dos residentes de Macau a bordo do cruzeiro sob quarentena num porto japonês por considerarem que tiveram contacto próximo com infetados por Covid-19, disse hoje o Governo de Macau.

Contacto próximo com infetados impede retirada de macaenses de cruzeiro
Notícias ao Minuto

09:52 - 20/02/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

Os cinco residentes de Macau ainda não saíram do cruzeiro e ainda não têm indicação de quando vão sair, disse a chefe do departamento de licenciamento e inspeção da Direção dos Serviços de Turismo de Macau, Inês Chan, em conferência de imprensa.

As autoridades de Macau esperavam que os cinco residentes fossem hoje retirados através de um avião fretado pelo Governo de Hong Kong, porque nenhum deu teste positivo de novo coronavírus, explicou a Coordenadora do Núcleo de Prevenção e Doenças Infecciosas e Vigilância da Doença, Leong Iek Hou.

De acordo com a mesma responsável, as autoridades do Japão consideram que são pessoas de contacto próximo com infetados e por isso terão de fazer uma nova quarentena.

Dois idosos infetados com o novo coronavírus, que saíram do cruzeiro em quarentena no Japão, morreram, anunciou hoje o Ministério da Saúde japonês.

Estes são os primeiros casos mortais entre mais de 600 pessoas infetadas com o Covid-19 no navio Diamond Princess, o que eleva para três o número de mortes causadas pelo novo coronavírus no país.

Estes dois octogenários, uma mulher e um homem, tinham alguns problemas de saúde e foram retirados do barco em 11 e 12 de fevereiro, indicou uma fonte do ministério e a estação pública de televisão japonesa NHK.

Na quarta-feira à noite, Tóquio anunciou mais 79 casos confirmados a bordo, o que elevou o número total de infetados no Diamond Princess para 621 pessoas. O cruzeiro, ancorado no porto de Yokohama, a sul de Tóquio, é o maior foco de Covid-19 fora da China continental.

Também na quarta-feira, as autoridades japonesas deram início à operação de desembarque dos passageiros saudáveis, findo o período de quarentena do navio, iniciado em 03 de fevereiro. Esta operação deverá terminar na sexta-feira.

As pessoas que não apresentaram sintomas, com análises negativas e sem contacto com infetados desembarcaram durante o dia, após 14 dias de quarentena.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório