Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ex-reclusos abrem negócio devido a programa de prisão

Lawrence Jaramillo e Joshua Melendrez passaram três anos na prisão e, com base no que lá aprenderam, abriram o seu próprio negócio.

Ex-reclusos abrem negócio devido a programa de prisão
Notícias ao Minuto

23:50 - 19/02/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Prisão

Dois ex-reclusos não deixaram que o tempo que passaram na prisão os definisse e, depois de saírem em liberdade, abriram uma empresa de silvicultura, no Novo México, nos EUA.

Depois de três anos presos, onde participaram num programa - apresentado pela prisão - de ajuda ao combate de fogos, Lawrence Jaramillo e Joshua Melendrez decidiram usar o treino que receberam em Los Lunas, e abrir o seu próprio negócio de silvicultura e combate a incêndios, disse Jaramillo à CNN.

All Around Forestry foi criada no início de 2020 e está oficialmente a funcionar. "Sei que algumas pessoas não gostam do facto de sermos ex-reclusos, mas não podemos deixar que isso nos pare. Temos de seguir em frente", disse Jaramillo.

O par não tinha antecedentes criminais e após cumprirem a pena, querem apenas fazer uma diferença no mundo, revelam.

Na altura em que iniciaram o programa na prisão, Jaramillo disse que escolheram aquela iniciativa para passarem algum tempo ao ar livre, em vez de confinados à cela. "Conheci mais do Novo Mexico na prisão, do que durante toda a minha vida", disse.

O trabalho na Inmate Work Camp deu a Jaramillo e Melendrez a oportunidade de aprender algumas bases sobre o combate a incêndios, antes de serem libertados em 2018.

"O treino foi fundamental. Não podia ter pedido melhor. Eles puxavam por nós. Exigiam que fôssemos melhores por nós e pela equipa", recordam.

"O programa deu oportunidade aos reclusos de aprenderem sobre recursos naturais, combate a incêndios e a saber como responder", disse num comunicado, o responsável pelos programas.

"Depois de participarem, além da experiência, os reclusos recebem certificados que ajudam-nos a atingir o sucesso quando retornam à comunidade", acrescenta.

Além de Jaramillo e Melendrez, mais quatro ex-reclusos trabalham na empresa. "Muitas pessoas estão felizes por verem que somos casos de sucesso", admite Melendrez.

"Devemos muito ao programa, mas também à nossa força para tentarmos ser pessoas melhores". Até à data, a receção à empresa e aos serviços que prestam tem sido positiva, contam à CNN

O objetivo da All Around Forestry não passa apenas pela prevenção de incêndios, mas também para a construção de florestas mais saudáveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório