Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 20 militares mortos em ataque do Al-Shabab no sul da Somália

Pelo menos 20 militares morreram e outros 12 ficaram feridos em dois ataques reivindicados pelo grupo extremista islâmico Al-Shabab, no sul da Somália, disseram hoje fontes oficiais citadas pelas agências internacionais.

Pelo menos 20 militares mortos em ataque do Al-Shabab no sul da Somália
Notícias ao Minuto

18:43 - 19/02/20 por Lusa

Mundo Somália

O primeiro ataque visou posições das forças armadas somalis e da força ugandesa da missão multinacional de paz da União Africana (UA), na cidade de Qoryooley, a 120 quilómetros da capital, Mogadíscio.

Cinco soldados somalis morreram e sete ficaram feridos, segundo o vice-governador da província de Lower Shabelle, onde se localiza a cidade, Abdifatah Haji Abdulle, citado pela agência de notícias espanhola Efe.

O ataque causou também consideráveis danos materiais, incluindo a destruição da principal ponte de Qoryooley, edificada em 1954, deixando isoladas algumas zonas da cidade.

O segundo ataque teve como alvo a base militar de El Salini, a 60 quilómetros de Mogadíscio, onde estavam em formação batalhões destinados a libertar zonas controladas pelo Al-Shabab.

"O ataque de hoje do Al-Shabab contra a base militar de El Salini matou 13 soldados em combate", disse o responsável administrativo do distrito de Awdhegle, onde se encontra a base militar, Abdullahi Abukar.

"Outros dois morreram no Hospital de Awdhegle", para onde foram levados cinco feridos.

O Al-Shabab, grupo associado à Al-Qaida desde 2012, controla parte do território do centro e sul da Somália e aspira a instaurar um Estado islâmico no país.

A Somália vive em estado permanente de conflito desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barré foi derrubado, deixando o país nas mãos de milícias e senhores da guerra islâmicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório