Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Três mortos em ataque de extremistas da Somália a autocarro no Quénia

Três pessoas foram mortas hoje no Quénia depois de terem sido retiradas de um autocarro por alegados extremistas da Somália, disse o dono da empresa de autocarros.

Três mortos em ataque de extremistas da Somália a autocarro no Quénia
Notícias ao Minuto

14:15 - 19/02/20 por Lusa

Mundo Somália

De acordo com Haji Abass, citado pela agência Associated Press, o autocarro da companhia Moyale Raha fazia o trajeto entre Moyale, uma cidade comercial próxima da fronteira com a Etiópia, e Nairobi, capital do Quénia, quando foi atacado.

Abass explicou que os atacantes eram elementos do grupo extremista Al-Shabab vestidos com uniformes de polícia que tentaram fazer parar o autocarro, tendo o condutor desobedecido e continuado o percurso.

Foi nessa altura, prosseguiu Abass, que os atacantes dispararam contra os pneus do autocarro, ferindo o condutor e provocando o despiste do veículo.

Os elementos do grupo forçaram depois os passageiros a sair do autocarro e mataram dois não muçulmanos e um muçulmano, segundo o mesmo testemunho.

O Al-Shabab, que tem ligações com a Al-Qaida, prometeu vingança pela presença de tropas quenianas na vizinha Somália e os seus combatentes têm feito vários ataques em solo queniano desde que o Quénia enviou tropas em 2011 para combater os extremistas.

Os ataques praticamente paralisaram as escolas nos condados de Mandera, Garissa e Wajir, no Quénia.

Quase 1.000 funcionários não docentes foram retirados dos condados que fazem fronteira com a Somália após três professores quenianos terem sido mortos em Garissa no mês passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório