Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Holandeses contra aeroporto do Montijo: 26 mil já assinaram petição

Em causa está a proteção do estuário do Tejo e as espécies de aves migratórias que vivem naquele habitat.

Holandeses contra aeroporto do Montijo: 26 mil já assinaram petição
Notícias ao Minuto

07:51 - 18/02/20 por Noticias ao Minuto

Economia Ambiente

Vogelbescherming Nederland, uma associação holandesa de proteção de aves, lançou uma petição, em parceria com a Organização Não Governamental  BirdLife Europe, contra a construção do novo aeroporto no Montijo que já conta com cerca de 26 mil assinaturas. 

"Um novo aeroporto perto de Lisboa ameaça os maçaricos e dezenas de milhares de outros pássaros. O governo português aprovou os planos de construção no início deste mês. Um plano infeliz: O aeroporto está localizado no meio de uma área protegida pela União Europeia (UE), na foz do rio Tejo", começa por expor o texto que acompanha o abaixo-assinado. 

Reforçando que o estuário do rio Tejo é uma zona que faz parte da Rede Natura 2000 - uma rede de áreas protegidas em nome da conservação de habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na UE - na petição é ainda sublinhado que este local é uma "área muito importante para as aves, incluindo maçarico-de-bico-direito, colhereiros e flamingos". 

O documento signatário 'Maçarico, Sim! Aeroporto, Não!', apresenta ainda um comunicado divulgado, em 4 fevereiro, a explicar exclusivamente a ameaça que a construção desta infraestrutura representa para o maçarico-de-bico-direito, a ave nacional da Holanda. 

"Qual é o sentido de proteger os maçaricos na Holanda - a nossa ave nacional - se estas aves migratórias debilitam-se seriamente ou morrem até em Portugal? Esta é a terrível consequência da construção de um aeroporto numa área que é de vital importância para os maçaricos, pois é o local onde eles fazem uma pausa indispensável para comer a caminho da África para a Holanda", pode ler-se ainda na referida nota. 

O barulho dos aviões, o choque entre estas aves e as aeronaves e a mudança da rota migratória dos maçaricos, são os maiores medos da associação. Prometendo uma luta contra o Governo português nos tribunais nacionais e na Comissão Europeia, a Vogelbescherming Nederland ainda garante que com a  ajuda de milhares de assinantes de todo o mundo vão travar a construção do novo aeroporto. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório