Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Dezenas de aves mortas perto de fábrica que explodiu em Tarragona

Imagem começou a circular nas redes sociais e mostra dezenas de pássaros no pavimento de uma estrada em Tarragona.

Dezenas de aves mortas perto de fábrica que explodiu em Tarragona
Notícias ao Minuto

20:03 - 17/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Catalunha

Uma denúncia feita este domingo através das redes sociais levantou suspeitas sobre a existência de nuvens tóxicas a serem largadas pelo complexo petroquímico de Tarragona onde ocorreu uma explosão em janeiro, que culminou na morte de três pessoas.

Foram detetados dezenas de pássaros mortos na autoestrada que liga Tarragona a Salou, e as autoridades foram chamadas ao local, mas já foi descartada a hipótese de uma fuga de produtos químicos ser a causa do incidente.

O grupo ambientalista Gepec partilhou uma imagem nas redes sociais, apelando a testemunhas que possam esclarecer o que aconteceu.

Em cima da mesa está a possibilidade de os pássaros terem morrido atropelados por um veículo. Esta tese é, porém, colocada em causa pela organização não governamental da Catalunha SEO-Birdlife, de acordo com o El País.

Cristina Sánchez, porta-voz da organização, indicou  que embora "os estorninhos voem a baixa altitude", é estranho as aves terem sido atropeladas e "não estarem despedaçadas". 

Recorde-se que a explosão de um reator na empresa 'Industrias Químicas del Óxido de Etileno' (IQOXE), situada no município de Tarragona, aconteceu a 14 de janeiro e causou a morte a três trabalhadores, tendo sido aberta uma investigação interna cujas conclusões ainda não são conhecidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório