Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Irão pronto a ajudar economicamente o Líbano em crise

O Irão está pronto para ajudar o Líbano, afetado por uma grave crise económica, disse hoje o presidente do parlamento iraniano, Ali Larijani, numa deslocação a Beirute, segundo a agência noticiosa libanesa ANI.

Irão pronto a ajudar economicamente o Líbano em crise
Notícias ao Minuto

15:49 - 17/02/20 por Lusa

Mundo Irão

O Líbano enfrenta há vários meses dificuldades económicas, que se agravaram desde o início de outubro com uma contestação inédita à classe política, acusada de corrupção e incompetência.

Trata-se da primeira visita ao Líbano de um alto responsável iraniano desde a nomeação em janeiro de um novo governo libanês, após negociações que incluíram o movimento xiita Hezbollah, apoiado por Teerão.

"Desejamos ao novo governo todo o sucesso para consolidar a estabilidade e a segurança no país", declarou Larijani após um encontro com o presidente Michel Aoun, citado pela ANI.

"Estamos prontos a dar a nossa ajuda para melhorar a situação económica", adiantou.

Larijani encontrou-se igualmente com o seu homólogo, Nabih Berri, e com o novo primeiro-ministro, Hassan Diab.

Não é a primeira vez que Teerão refere a sua disposição de ajudar o Líbano, uma proposta que divide a classe política libanesa, uma parte da qual teme as eventuais consequências da ajuda, devido ao antagonismo entre Teerão e Washington ou certos países do Golfo como a Arábia Saudita, importantes investidores no país durante muito tempo.

"O dinheiro do Irão pode resolver a crise de um partido, mas não a crise de um país", advertiu na sexta-feira o antigo primeiro-ministro Saad Hariri, numa alusão ao apoio de Teerão aos seus rivais do Hezbollah.

O Líbano tem uma dívida superior a 150% do produto interno bruto e pediu assistência técnica ao Fundo Monetário Internacional para enfrentar as dificuldades económicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório