Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Europa "sem centrais eólicas suficientes" para cumprir pacto ecológico

A energia eólica europeia consumida em 2019 correspondeu a 15%, uma percentagem insuficiente para o cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), segundo especialistas.

Europa "sem centrais eólicas suficientes" para cumprir pacto ecológico
Notícias ao Minuto

14:07 - 17/02/20 por Lusa

Mundo Especialistas

O diretor-geral da Wind Europe, Giles Dickson, afirmou hoje, em comunicado, que "não estão a ser construídos parques eólicos suficientes para o cumprimento da meta europeia, até 2050, de ter metade da sua energia proveniente de fontes eólicas".

Embora as instalações da energia renovável tenham aumentado em 27% no ano passado em relação a 2018, a Wind Europe sublinhou que a taxa de instalações "deveria duplicar" de forma a cumprir os objetivos definidos pela Comissão Europeia, que pretende alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

A neutralidade carbónica implica emissões de dióxido de carbono (CO2) não superiores à capacidade de absorção do próprio território por meios naturais.

Dickson informou que "o Pacto Ecológico Europeu requer que a Europa construa anualmente o dobro das instalações eólicas", o que exige "uma nova abordagem no planeamento do investimento contínuo em redes elétricas".

Dickson afirmou que "a UE deve garantir que os Planos Nacionais de Energia e Clima (PNEC), até 2030, são ambiciosos e rigorosamente implementados".

A Europa instalou 15,4 GW (Gigawatt) em energia eólica em 2019, sendo três quartos das novas centrais em terra ('onshore') e o restante em mar ('offshore').

No total, a Europa tem, de momento, 205 GW de energia eólica, sendo Espanha e o Reino Unido quem mais instalações construiu no ano passado, com 2,3 GW e 2,4 GW, respetivamente.

A Alemanha, por outro lado, embora tenha sido "o motor da indústria eólica na Europa", segundo a Wind Europe, encontra-se "estagnada". O país instalou 1,1 GW de energia eólica em 2019, o seu nível mais baixo desde 2000.

Por toda a Europa foram anunciados novos investimentos de 19.000 milhões de euros em energia eólica, o que se traduz numa capacidade de 11,9 GW.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório