Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

China discute medidas de contenção com países do sudeste asiático

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros viajará para o Laos entre 19 e 21 de fevereiro, para abordar com os homólogos da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) medidas de combate ao novo coronavírus.

China discute medidas de contenção com países do sudeste asiático
Notícias ao Minuto

11:26 - 17/02/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

O porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Geng Shuang disse que, como "vizinhos próximos", os países da ASEAN têm a tradição de prestar apoio mútuo, e lembrou que, durante a crise da Síndrome Respiratória Aguda e Grave (SARS), ou pneumonia atípica, em 2003, a organização também realizou uma cimeira.

"Desde o início da epidemia do Covid-19, a China e os países da ASEAN mantêm estreita comunicação e colaboração", disse o porta-voz, sublinhando que a organização da reunião, "em tão pouco tempo", demonstra a sua "vontade e determinação" para enfrentar dificuldades através de esforços coordenados.

Geng revelou que o ministro, Wang Yi, vai explicar as medidas tomadas pela China para combater a epidemia, e que espera discutir com os seus homólogos o estabelecimento de um mecanismo permanente de cooperação pública em questões de saúde.

Segundo o porta-voz, a capital do Laos sediará, simultaneamente à reunião ministerial, uma reunião de médicos especialistas da ASEAN, organização composta por Brunei, Birmânia, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.

No total, existem 70.548 casos de infeção na China continental, que exclui Macau e Hong Kong. Entre aqueles casos, 58.182 foram reportados pela província de Hubei, epicentro do surto e onde várias cidades foram colocadas sob quarentena, com saídas e entradas interditas, uma medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

No total, o país reportou 1.770 mortos. Há ainda a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas, um no Japão, um em França e um em Taiwan.

Os países do Sudeste Asiático e o Japão registam o maior número de casos para além da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório