Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Venezuela: Forças armadas iniciam hoje dois dias de exercícios militares

A Venezuela inicia hoje exercícios militares de dois dias, anunciados quarta-feira pelo Presidente Nicolas Maduro, que os justificou com a necessidade de reforçar a operacionalidade das forças armadas do país.

Venezuela: Forças armadas iniciam hoje dois dias de exercícios militares
Notícias ao Minuto

06:16 - 15/02/20 por Lusa

Mundo Venezuela

Nicolas Maduro salientou que os exercícios militares, com o código "Escudo Bolivariano", visam pôr em prática a nova Lei Constitucional das Forças Armadas Venezuelanas, nos aspetos organizativo, territorial e operacional.

"Nós, que amamos a Venezuela, avancemos. Não percamos um único dia. É tempo de avançar no nível institucional, político, popular e militar. Ofensiva, avançada e batalha permanente!", disse.

Nicolás Maduro falava quarta-feira em Caracas, durante um ato que assinalou o aniversário da Missão Transporte, um programa estatal que permite a importação de viaturas para o transporte público de passageiros.

O anúncio dos exercícios militares foi feito no dia seguinte à chegada à capital venezuelana do presidente do parlamento da Venezuela, o opositor Juan Guaidó, proveniente de um périplo iniciado em 19 de janeiro na Colômbia, tendo depois visitado o Reino Unido, Suíça, Espanha, Canadá, França e Estados Unidos, onde manteve encontros com diferentes governantes, incluindo com o Presidente norte-americano Donald Trump.

A crise venezuelana agravou-se desde janeiro de 2019, quando Guaidó se autoproclamou Presidente interino da Venezuela para convocar um governo de transição e eleições livres no país.

Os EUA foram o primeiro de mais de 50 países a apoiar Juan Guaidó, tal como Portugal, uma posição tomada no âmbito da UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório