Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Governo afegão e os talibãs vão reunir-se em Oslo no dia 10 de março

O Governo afegão e os talibãs vão reunir-se em Oslo, em 10 de março, disse à Efe uma fonte diplomática afegã.

Governo afegão e os talibãs vão reunir-se em Oslo no dia 10 de março
Notícias ao Minuto

21:16 - 14/02/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

A divulgação desta reunião foi feita depois de o chefe do Pentágono, Mark Esper, ter revelado hoje um acordo entre os talibãs e os EUA para a redução da violência durante uma semana no Afeganistão.

O Presidente afegão, Ashraf Ghani, anunciou na quarta-feira que fora informado pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de "notáveis progressos" nas negociações com os grupos extremistas talibãs, o que o chefe da diplomacia dos EUA confirmou aos jornalistas, durante uma viagem para participar numa reunião da NATO que decorreu em Bruxelas, na quarta e quinta-feira.

Nessa reunião, Mark Esper confirmou o estabelecimento de uma trégua com os talibãs, sem dizer quando entraria em vigor.

"Os Estados Unidos e os talibãs negociaram uma proposta de redução da violência por sete dias", disse Esper, numa conferência de imprensa.

"Sempre dissemos que a melhor, senão a única, solução para o Afeganistão é um acordo político. Houve progresso nessa frente e em breve teremos mais informações sobre isso, espero", acrescentou o chefe do Pentágono.

Embora Esper não tenha referido uma data para a trégua, uma fonte talibã confirmou que a redução de violência deveria começar já hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório