Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Estados Unidos chegaram a acordo de tréguas com os talibãs

Um alto dirigente norte-americano disse hoje que os Estados Unidos e os talibãs chegaram a um acordo de trégua que entrará em vigor em breve e poderá levar à retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão.

Estados Unidos chegaram a acordo de tréguas com os talibãs
Notícias ao Minuto

17:51 - 14/02/20 por Lusa

Mundo EUA

A mesma fonte, que falou sob condição de não ser identificada, acrescentou que o acordo para uma "redução de violência" durante sete dias deve ser seguido pelo início de negociações de paz para todo o Afeganistão, incluindo as forças do Governo afegão.

Os novos desenvolvimentos ocorreram quando o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, se encontraram hoje em Munique com o Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, à margem da Conferência de Segurança de Munique.

Ashraf Ghani, anunciara na quarta-feira que fora informado pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de "notáveis progressos" nas negociações com os grupos extremistas talibãs, o que o chefe da diplomacia dos EUA confirmou posteriormente aos jornalistas.

Na quinta-feira, os Estados Unidos tinham garantido uma trégua de uma semana no Afeganistão, com a indicação de que poderia começar já este fim de semana.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, já terá concordado com o plano, cujos pormenores finais foram apresentados nos últimos dias pelo enviado especial dos EUA para o Afeganistão, Zalmay Khalilzad, e por representantes dos talibãs em Doha, Qatar.

Khalilzad esteve em Munique e participou na reunião com os talibãs, conduzida por Pompeo e por Esper, e acompanhada pelo general Scott Miller, comandante da força internacional no Afeganistão, liderada pelos EUA.

Uma alta autoridade norte-americana disse que os Estados Unidos vão monitorizar a trégua, para determinar qualquer eventual violação.

Se os talibãs cumprirem o "acordo de redução de violência", é possível que haja a assinatura de um tratado de paz mais duradouro, seguido de uma tentativa de negociações de paz que abranja todo o território afegão, disse a mesma fonte.

De acordo com estas indicações, o segundo acordo poderá ser assinado já em 29 de fevereiro, permitindo o início do diálogo inter-afegão logo a partir de 10 de março.

As autoridades talibãs dizem que a Alemanha e a Noruega se ofereceram para mediar as negociações, não estando ainda decidido o local exato para os encontros.

Segundo as autoridades talibãs, a retirada das tropas da coligação internacional liderada pelos EUA poderia começar a ser efetuada gradualmente, ao longo dos 18 meses seguintes.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, tinha interrompido as negociações de paz, após um ataque que matou dois soldados norte-americanos, em 2019, anunciando a retirada da força militar do terreno.

Contudo, o Pentágono nunca indicou o calendário para a retirada dos efetivos estacionados no Afeganistão, mas a expectativa é que uma redução dos atuais cerca de 12 mil soldados para 8.600 se inicie após um acordo entre os EUA e os talibãs.

Washington e os insurgentes talibãs têm mantido negociações, há mais de um ano, procurando terminar um conflito que se tornou o mais longo da história dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório