Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Cargueiro alemão abordado por piratas no Golfo da Guiné

Um navio cargueiro detido e explorado por um grupo alemão foi hoje atacado por piratas no Golfo da Guiné, segundo a imprensa internacional.

Cargueiro alemão abordado por piratas no Golfo da Guiné
Notícias ao Minuto

16:15 - 14/02/20 por Lusa

Mundo Alemanha

Dustin Eno, porta-voz da empresa alemã Bernhard Schulte Shipmanagement, responsável pelas operações do cargueiro Maersk Tema, confirmou ao tabloide dinamarquês Ekstra Bladet que duas pequenas embarcações se aproximaram hoje do navio, quando este estava no Golfo da Guiné.

"O pessoal do navio viu as embarcações a chegarem e seguiu os protocolos de emergência", referiu Eno, que acrescentou: "Reportámos imediatamente o incidente às autoridades locais".

O navio cargueiro Maersk Tema atravessava o Golfo da Guiné e seguia em direção a Lagos, na Nigéria, tendo a sua anterior paragem sido registada em Ponta Negra, República do Congo, segundo o portal Marine Traffic.

O conglomerado empresarial dinamarquês Maersk, que também tem negócios no transporte marítimo, anunciou que, apesar do nome do navio, este não faz parte da sua frota.

"Nós, claro, fazemos o nosso melhor para apoiar esta terrível situação", afirmou o conglomerado empresarial numa declaração à Associated Press.

Com um comprimento de fora a fora de 255 metros e uma largura de 37,3 metros, o Maersk Tema tem capacidade para 5.538 TEU (medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contentor).

O Gabinete Marítimo Internacional considera que o Golfo da Guiné é um dos locais mais perigosos para tripulações, depois de o número de raptos por piratas ter aumentado no último ano.

Segundo a organização, houve 121 tripulantes sequestrados em 2019 em águas do Golfo da Guiné, um aumento face aos 78 de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório