Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Presidente indiano defende que parceria sobre migrações com Portugal

O Presidente indiano saudou hoje a assinatura de uma "declaração conjunta sobre mobilidade e migrações" entre Portugal e Índia, defendendo que uma parceria nesta matéria "tem benefícios mútuos", tendo em conta as suas situações demográficas opostas.

Presidente indiano defende que parceria sobre migrações com Portugal
Notícias ao Minuto

16:09 - 14/02/20 por Lusa

Mundo Índia

"Saudamos a declaração conjunta sobre mobilidade e migrações como uma parceria com benefícios mútuos que tem em conta o dividendo demográfico da Índia e a necessidade de Portugal de mão-de-obra qualificada", declarou Ram Nath Kovind.

O Presidente da Índia falava perante o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, que está na Índia em visita de Estado, no final de um encontro entre os dois, no Palácio Presidencial, em Nova Deli.

A Índia é atualmente o segundo maior país do mundo em população, com mais de 1,3 mil milhões de pessoas, e estima-se que dentro de alguns anos venha a ultrapassar a China. Portugal, em contraste, enfrenta um problema de envelhecimento da sua população.

Em declarações à comunicação social, em inglês, sem direito a perguntas, o Presidente da Índia congratulou-se também com a evolução das relações económicas luso-indianas, referindo "estão a aumentar" e que o comércio bilateral ultrapassou mil milhões de dólares.

Por outro lado, disse ter manifestado a Marcelo Rebelo de Sousa como ficou "feliz em saber que mais de dez mil alunos estão a praticar ioga em 162 escolas portuguesas", acrescentando: "Esperamos que o ioga em breve se torne parte do currículo escolar português".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório