Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Líder dos conservadores alemães na Turíngia anunciou demissão

O líder da União Democrata-Cristã (CDU) no Estado da Turíngia anunciou hoje a demissão, na sequência da crise provocada pela colaboração do seu partido com a extrema-direita para a eleição de um liberal para chefe do governo regional.

Líder dos conservadores alemães na Turíngia anunciou demissão
Notícias ao Minuto

15:10 - 14/02/20 por Lusa

Mundo Turíngia

"Penso que seria bom pacificar o partido, colocarmos os interesses pessoais de lado e encontrarmos uma via comum para o futuro", disse Mike Mohrin num vídeo divulgado na sua conta pessoal na rede social Twitter.

"Não quero ser um obstáculo e, consequentemente, não me voltarei a apresentar à presidência do partido" na Turíngia, afirmou, acrescentando que pretende propor a realização em breve de um congresso para a eleição do seu sucessor.

Mike Mohrin estava sob pressão desde a eleição no parlamento regional de um político do Partido Liberal (FDP), Thomas Kemmerich, com os votos da CDU e da extrema-direita da Alternativa para a Alemanha (AfD).

A colaboração com a extrema-direita foi considerada "indesculpável" pela chanceler, Angela Merkel, líder da CDU até 2018, que exigiu que a eleição fosse anulada, eventualmente através de novas eleições.

A possibilidade foi recusada por Mike Mohring num encontro em Erfurt, capital da Turíngia (leste), com a líder do partido, Annegret Kramp-Karrenbauer.

AKK, como é conhecida, anunciou dias mais tarde que se demitia da liderança do maior partido alemão e que não seria candidata a primeira-ministra nas eleições federais previstas para outubro de 2021.

Dos três potenciais candidatos à liderança da CDU, dois são conotados com a ala mais à direita do partido, Friedrich Merz e Jans Spahn, e um com a ala moderada de AKK e de Merkel, Armin Laschet.

A imprensa alemã tem admitido que, a ser eleito um dos dois primeiros, o quarto e último mandato de Angela Merkel na chefia do governo pode terminar antes do previsto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório