Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

OMS mantém epidemia como "emergência internacional" por mais três meses

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prolongou hoje, por mais três meses, a classificação da epidemia de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) como uma "emergência internacional", apesar de sinais "extremamente positivos" de melhorias.

OMS mantém epidemia como "emergência internacional" por mais três meses
Notícias ao Minuto

18:50 - 12/02/20 por Lusa

Mundo Ébola

"A epidemia deve continuar a ser uma emergência internacional", declarou à comunicação social o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus, após uma reunião de especialistas sobre a doença, em Genebra, sede da organização.

A epidemia eclodiu em agosto de 2018 na RDCongo, na localidade de Mangina, e afeta as regiões de Kivu-Norte e de Ituri, tendo sido registados cerca de 2.300 mortos.

"Enquanto houver, pelo menos, um caso de Ébola numa região perigosa e instável como é a República Democrática do Congo, existirá sempre potencial para uma epidemia muito maior", alertou o responsável.

diretor-geral da OMS garantiu, no entanto, que nos últimos dias se registou uma "tendência de diminuição" de casos registados.

Tedros Adhanom Gebreyesus informou ainda que se irá reunir, na quinta-feira, com o Presidente da RDCongo, Félix Tshisekedi, para discutir formas de reforçar o sistema de saúde do país.

[Notícia atualizada às 19h53]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório