Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Identificado grupo de antibióticos promissor contra bactérias resistentes

Cientistas identificaram no Canadá um grupo de antibióticos que mata bactérias de uma forma diferente e que pode ser promissor para combater as bactérias que desenvolvem resistência a estes medicamentos, foi hoje divulgado num estudo.

Identificado grupo de antibióticos promissor contra bactérias resistentes
Notícias ao Minuto

18:00 - 12/02/20 por Lusa

Mundo Cientistas

Os antibióticos em causa são o 'corbomycin' e o 'complestatin', que pertencem à família dos antibióticos glicopéptidicos.

Numa experiência com ratinhos, cujos resultados foram hoje publicados na revista científica Nature, a equipa de cientistas verificou que a administração dos dois antibióticos, que atuam na parede celular da bactéria impedindo o seu crescimento, trava infeções causadas pela 'Staphylococus aureus', conhecida por ser uma bactéria resistente aos habituais antibióticos.

Ao contrário do efeito produzido por outros antibióticos, como a penicilina, que mata as bactérias evitando a formação das paredes celulares, estes dois antibióticos impedem a divisão e o crescimento celular das bactérias bloqueando o rompimento das paredes das células.

As paredes das células das bactérias são o que lhes dá a forma e a resistência, explicou uma das autoras do estudo, Beth Culp, da universidade canadiana de McMaster, citada em comunicado pela instituição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório