Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Conferência de Segurança de Munique reforça prevenção para coronavírus

O diretor da organização da Conferência de Segurança de Munique (MSC), Wolfgang Ischinger, evento que decorre entre 14 e 16 deste mês, garantiu adotar "extensas precauções médicas" no evento para responder ao coronavirus Covid-19.

Conferência de Segurança de Munique reforça prevenção para coronavírus
Notícias ao Minuto

10:05 - 12/02/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

A reunião diplomática e de defesa realiza-se em Munique, a maior cidade da Baviera, Estado federado onde foram identificados 11 dos 14 casos da doença detetados na Alemanha. Ischinger já assegurou que serão tomadas "todas as medidas necessárias no local da conferência".

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Kim Son-gyong, que tinha previsto participar na conferência que começa esta sexta-feira, cancelou a deslocação devido ao receio de propagação do coronavirus Covid-19.

Bill Gates, que através da Fundação Bill & Melinda Gates doou 10 milhões de dólares (cerca de 9,1 milhões de euros) para ajudar ao combate da epidemia, pediu aos líderes mundiais, na Conferência de Segurança de Munique de 2017, que imaginassem uma nova arma capaz de matar milhões de pessoas. No ano seguinte foi mais longe.

"O mundo precisa de se preparar para uma pandemia da mesma forma que se prepara para uma guerra", comentava, num evento que decorreu em 2018 em Massachusetts, nos Estados Unidos.

"Essa preparação inclui simulações, jogos de guerra e exercícios de preparação para que possamos entender melhor como se podem espalhar as doenças e como lidar com respostas, como a quarenta, para minimizar o pânico", dizia o fundador da Microsoft.

Nesta 56.ª edição da MSC o diretor geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus também marcará presença.

"Não diria que o coronavírus é uma 'arma'. Não há provas, pelo menos que tenha conhecimento, de que este vírus tenha sido desenvolvido como uma arma biológica", diz à agência Lusa Amrita Narlikar, a presidente do Instituto Alemão de Estudo Globais e de Área (GIGA).

No entanto, mostra "a ameaça existencial que as pandemias podem representar globalmente", acrescenta.

"Além dos custos humanos, recorda-nos também os potenciais custos económicos que as cadeias de valor globalmente integradas representam", revelando ser "absolutamente indispensável" a partilha de informação entre países.

A Conferência de Segurança de Munique começa esta sexta-feira e estende-se até domingo, dia 16.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório