Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Crítica destruiu acidentalmente instalação de arte que valia 18 mil euros

Avelina Lésper colocou uma lata de refrigerante vazia junto à instalação para demonstrar o quanto detestava a obra e esta acabou por partir-se.

Crítica destruiu acidentalmente instalação de arte que valia 18 mil euros
Notícias ao Minuto

21:15 - 11/02/20 por Fábio Nunes

Mundo México

Um crítica de arte destruiu acidentalmente uma obra contemporânea da qual não gostava durante uma feira de arte na Cidade do México. De acordo com o The Guardian, Avelina Lésper destruiu a instalação de vidro quando colocou uma lata de refrigerante vazia junto à obra para demonstrar o seu desdém pela mesma. Uma ação que não correu bem.

A instalação de arte da autoria de Gabriel Rico era composta por vidro, uma pedra, uma bola de futebol, uma faca, uma bola de ténis, entre outros objetos, custava 20 mil dólares (cerca de 18 mil euros).

“Foi como se a instalação tivesse ouvido o meu comentário e percebesse o que pensava dela”, explicou Lésper em declarações ao Milenio, um grupo de comunicação social mexicano que publica as suas colunas.

A galeria que exibiu a obra de Rico, a OMR, criticou o comportamento de Lésper e a “falta de profissionalismo e de respeito”.

“O facto de Lésper ter-se aproximado demasiado da obra para colocar lá uma lata de refrigerante e tirar uma fotografia como uma crítica sem dúvida causou a sua destruição”, salientou a galeria de arte, que acrescentou que a instalação de Gabriel Rico estava a gerar interesse de colecionadores e de instituições de arte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório