Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Antártida:Pinguins de barbicha diminuíram mais de 70% em algumas colónias

A população de pinguins de barbicha ('Pygoscelis antarcticus') diminuiu mais de 70% em algumas colónias da Antártida nos últimos 50 anos, alertou hoje a organização ecologista Greenpeace.

Antártida:Pinguins de barbicha diminuíram mais de 70% em algumas colónias
Notícias ao Minuto

20:36 - 11/02/20 por Lusa

Mundo Antártida

Os números hoje apresentados são o resultado do trabalho de uma equipa de cientistas que acompanham a situação na Antártida.

Os investigadores da expedição "De Polo a Polo" conseguiram perceber que havia "diminuições drásticas" de algumas colónias de pinguins.

Os cientistas analisaram 35 colónias de pinguins de barbicha na Ilha Elefante, situada no norte da Antártida, onde se registou uma diminuição média da população de quase 60% em relação à última contagem realizada em 1971.

Há quase 50 anos, as estimativas apontavam para a existência de cerca de 122.550 casais de pinguins de barbicha e agora os investigadores encontraram uma população de apenas 52.786 pares.

Segundo a Greenpeace, em algumas colónias houve uma diminuição de 77% da população, devido sobretudo ao impacto das alterações climáticas que mudou completamente o habitat destes animais.

Na semana passada, a Antártica foi notícia ao bater o recorde histórico de temperatura máxima: 18,3.º C.

A presença do homem também é apontada como um dos fatores responsáveis pela diminuição da espécie e já levou a Greenpeace a defender a criação de "reservas livres da atividade humana".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório