Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Sucessora de Merkel na CDU renuncia e não vai candidatar-se a chanceler

A sucessora de Angela Merkel na liderança dos democrata-cristãos na Alemanha, Annegret Kramp-Karrenbauer, anunciou hoje que vai abandonar o cargo e não será candidata a chanceler nas próximas legislativas, disse à Agência France Presse (AFP) uma fonte partidária.

Sucessora de Merkel na CDU renuncia e não vai candidatar-se a chanceler
Notícias ao Minuto

08:55 - 10/02/20 por Lusa

Mundo Alemanha

Kramp-Karrenbauer disse numa reunião da liderança da União Democrática Cristã (CDU) que "não pretende ser candidata à chancelaria alemã", acrescentou a fonte, em plena crise política nacional por causa de uma aliança regional com a extrema direita.

Segundo o jornal Bild, citado pela agência EFE, Annegret Kramp-Karrenbauer frisou que a presidência do partido e a candidatura a chanceler "devem estar nas mãos da mesma pessoa".

Por outro lado, Kramp-Karrenbauer, que além de presidir à CDU é ministra da Defesa, disse que pretende permanecer neste cargo enquanto tiver o apoio do partido e do grupo parlamentar.

Na semana passada, Thomas Kemmerich, eleito pelo Partido Liberal (FDP) para governador do estado da Turíngia, disse que iria dissolver o parlamento regional, após ter chegado ao cargo de uma forma que abalou a Alemanha, com o apoio da CDU e também do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD).

A decisão decorreu da perturbação causada pela sua eleição, que o tornou o primeiro governador de um estado regional, na história da Alemanha pós II Guerra Mundial, a chegar ao poder com o apoio de um partido de extrema-direita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório