Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Cimeira UE-África tinha de se realizar em 2020, diz Charles Michel

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, elogiou hoje a "motivação" de Portugal em ter um papel mais forte na relação da Europa com África, mas adiantou que a cimeira UE-África tinha de acontecer ainda este ano.

Cimeira UE-África tinha de se realizar em 2020, diz Charles Michel
Notícias ao Minuto

08:05 - 10/02/20 por Lusa

Mundo Conselho Europeu

Portugal, que assume a Presidência rotativa da União Europeia no primeiro semestre de 2021, manifestou publicamente disponibilidade para acolher a cimeira entre a União Europeia e a União Africana, mas a escolha recaiu sobre a Alemanha que preside à organização europeia no último semestre de 2020.

"A decisão está tomada. A cimeira terá lugar em Bruxelas, em outubro, porque a Presidência portuguesa começa no próximo ano e tínhamos de fazer a cimeira este ano, porque passam três anos da última cimeira UA-UE, na Costa do Marfim", disse.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, falava hoje, em Adis Abeba, durante um pequeno-almoço com jornalistas à margem da cimeira da União Africana, que hoje termina.

Charles Michel escusou-se a responder explicitamente se a opção portuguesa foi considerada, elogiando "a motivação de Portugal" para um maior envolvimento na promoção das relações entre África e a Europa.

"Aprecio que Portugal esteja muito motivado para desempenhar um papel mais forte (...) e, durante a Presidência [portuguesa] teremos ocasião de fazer em Portugal algumas cimeiras informais", adiantou.

A primeira cimeira UE-África teve lugar em 2000, durante a presidência portuguesa da União Europeia, e a segunda - a primeira em solo europeu - realizou-se em 2007, em Lisboa, novamente durante a presidência portuguesa.

Charles Michel está em Adis Abeba para encontros com os chefes de Estado e de Governo africanos, no contexto da preparação do encontro entre os dois blocos.

"É muito importante estar aqui e manter vários encontros bilaterais com líderes africanos. É uma ocasião para ouvir ativamente quais são as suas expectativas para o futuro das nossas relações", disse.

Por outro lado, Charles Michel considerou, que esta é também uma oportunidade para explicar as prioridades europeias.

"Acho que é importante falar com as autoridades africanas, não apenas de migrações, mas também de paz, que é um assunto prioritário para a União Europeia, e de como podemos apoiar de forma mais eficiente o desenvolvimento em África", afirmou.

Por isso, sustentou, esta deslocação a Adis Abeba, quando começam novos mandatos do Conselho Europeu e da Comissão, pretende "alimentar os laços, de diálogo de confiança e de respeito" entre os dois blocos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório